Dois em cada três eleitores de SP desaprovam o trabalho de Lula
Levantamento foi divulgado nesta quarta-feira pelo instituto Paraná Pesquisas
Quase dois em cada três eleitores paulistas desaprovam o que está sendo feito no terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo levantamento feito entre os dias 20 e 23 de fevereiro pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgado nesta quarta-feira, 26.
De acordo com a sondagem, 63,1% desaprovam a gestão do petista, enquanto 34,1% a aprovam e outros 2,8% não souberam ou não quiseram responder.
Quando questionados sobre como avaliam o trabalho de Lula na atual gestão, apenas 6,8% dos eleitores de São Paulo a classificam como ótima, enquanto 15,7% dizem que ela é boa. Já o percentual dos que consideram o mandato péssimo atinge 44,7%. Outros 8,8% a avaliam como ruim e 22,4% como regular (veja quadro abaixo).

A má avaliação da gestão de Lula cresceu entre os eleitores paulistas desde o final do ano passado. Em novembro, o percentual dos que reprovavam a sua administração era de 54,2% — ou seja, em três meses a visão negativa sobre o trabalho do petista avançou quase nove pontos (veja quadro abaixo).
Reflexos eleitorais
A má avaliação do governo Lula reflete-se em suas pretensões eleitorais. Segundo o mesmo levantamento, mesmo inelegível, o ex-presidente Jair Bolsonaro teria hoje quase 14 pontos percentuais de vantagem sobre o petista em uma eventual nova disputa ao Palácio do Planalto em 2026.
Lula também teria dificuldades caso o seu adversário do campo da direita fosse o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ou a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro — leia a matéria completa aqui.
A pesquisa
O levantamento foi feito com 1.650 eleitores de 86 municípios do Estado de São Paulo. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Transformar para crescer: um novo ciclo de industrialização ganha força no país
Relator da CPI do Crime Organizado no Senado ajuda Derrite com PL Antifacção
Crédito desacelera e bancos ainda veem risco fiscal como principal ameaça, diz BC
Lula mantém popularidade, mas perde terreno entre eleitores independentes
Lula abre Cúpula dos Líderes com apelo por fim dos combustíveis fósseis e desmatamento zero







