Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco e Pedro Jordão. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Deputados bolsonaristas acionam STF contra Lula por declaração

Parlamentares falam em 'atos subversivos da ordem', pedem que o petista seja impedido de contatar parlamentares e mantenha distância de 300 metros

Por João Pedroso de Campos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 7 abr 2022, 05h42 - Publicado em 6 abr 2022, 19h27

Onze deputados federais bolsonaristas acionaram o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, nesta quarta-feira, 6, pedindo uma investigação contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em função das suas declarações, em um evento da CUT (Central Única dos Trabalhadores), na segunda-feira, 4, de que a militância deve pressionar parlamentares e seus familiares em suas casas.

Principal rival do presidente Jair Bolsonaro (PL) na eleição presidencial de outubro, Lula defendeu diante da plateia de sindicalistas que a militância mapeie as residências de deputados e organize protestos com “50 pessoas” para “incomodar” os parlamentares. A tática seria, nas palavras do petista, um modo de mudar a forma de fazer pressão sobre o Congresso, ao invés de manifestações em Brasília.

Remetida a Fux pelo gabinete da deputada Carla Zambelli (PL-SP), a notícia crime atribui ao petista os crimes de perseguição e “incitação à abolição violenta do Estado Democrático de Direito”, configurado como “tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais”.

Além de Zambelli, a peça é assinada pelos deputados Coronel Tadeu (PL-SP), Capitão Alberto Neto (PL-AM), Chris Tonietto (PL-RJ), Coronel Armando (PL-SC), Coronel Chrisóstomo (PL-RO), Delegado Éder Mauro (PL-PA), General Girão (PL-RN), José Medeiros (PL-MT), Major Fabiana (PL-RJ) e Marcelo Moraes (PL-RS). Antes de a ação ser protocolada, parlamentares como Zambelli e o deputado Junio Amaral (PL-MG) já haviam reagido a Lula com ameaças. A deputada falou em “meter chumbo” e “pregar bala” em militantes e Amaral publicou um vídeo empunhando uma pistola.

“Nota-se o reiterado desprezo à Constituição Federal por parte do noticiado, especialmente considerando o predicado da  separação dos poderes. Há, verdadeiramente, uma ameaça à estabilidade do Poder Legislativo e, portanto, ao próprio Estado Democrático de Direito. Portanto, fica evidente a caracterização de ato criminoso por parte do noticiado, devendo ser, então, instaurada a respectiva investigação, para fins de responsabilização penal”, diz a petição.

Continua após a publicidade

Além da investigação das declarações de Lula, os parlamentares pedem, em liminar, que o ex-presidente seja obrigado a manter uma distância de 300 metros “de qualquer parlamentar, de suas residências, e da sede do Congresso Nacional” e seja impedido de manter contato com deputados e senadores.

“Deste modo, havendo indícios de que o noticiado tem conclamado seus aliados à prática de atos subversivos da ordem e com risco à estabilidade do Poder Legislativo, é impositiva a aplicação de tais medidas de natureza cautelar”, sustentam os deputados bolsonaristas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.