Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Datafolha: vantagem de Nunes cai, mas ele ainda supera Boulos com folga

Prefeito aparece com 49% contra 35% do deputado federal Guilherme Boulos; margem de erro é de 3 pontos

Por Isabella Alonso Panho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 24 out 2024, 16h52 - Publicado em 24 out 2024, 16h16

A penúltima pesquisa do instituto Datafolha antes do segundo turno da eleição em São Paulo mostrou, nesta quinta-feira, 24, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) com 49% das intenções de voto dos paulistanos contra 35% do seu adversário, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL). A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa reitera o cenário que já vinha sendo apontado desde os primeiros dias do segundo turno, de liderança do prefeito. No entanto, a distância entre ele e Boulos diminuiu. Na semana passada, o placar era de 51% a 33%, em uma diferença de 18 pontos — agora, a diferença caiu para 14. O número de votos brancos, nulos e de pessoas que disseram que não votarão em nenhum candidato subiu de 10% para 14%, enquanto 2% dos eleitores disseram que ainda não sabem em quem votar.

No cenário da pesquisa espontânea (quando os entrevistados falam o nome do candidato em que pretendem votar), a diferença entre os adversários fica menor. Nunes tem 40% das intenções de voto — 1% a menos do que na semana passada — enquanto Boulos tem 30%. Nessa fatia do levantamento, 5% dos eleitores disseram que votarão “no 15” ou “no prefeito atual”, números que somam ao emedebista.

Votos válidos

O Datafolha desta quinta também mostrou qual seria o cenário entre Nunes e Boulos computando apenas os votos válidos. A estatística é obtida excluindo da amostra os votos nulos, brancos e indecisos — procedimento adotado também pela Justiça Eleitoral para, depois da apuração, cravar o resultado definitivo. Nessa perspectiva, Nunes teria 58% dos votos contra 42% de Boulos.

A rejeição dos dois candidatos teve oscilações, mas ainda dentro da margem de erro. A do prefeito subiu de 35% para 37%, enquanto a do deputado caiu de 56% para 55% na pesquisa desta quinta.

Continua após a publicidade

Repercussão

A campanha de Nunes disse que recebeu o resultado do Datafolha com “serenidade e humildade”. “Temos a confiança de que os eleitores reelegerão o prefeito Ricardo Nunes no domingo”, diz o comunicado do prefeito. Já Boulos disse que a pesquisa “confirma o crescimento da nossa candidatura” e “expressa o sentimento de virada que a campanha já sente nas ruas”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.