Chuva alaga ruas e deixa 50 mil pontos sem luz em São Paulo
Capital paulista ficou em estado de alerta para alagamentos durante a tarde desta sexta-feira, 18, quando uma tempestade atingiu parte do estado

A forte chuva que atingiu a cidade de São Paulo na tarde desta sexta-feira, 18, deixou ao menos 50 mil residências sem energia e colocou todas as regiões sob estado de atenção para alagamentos.
Os estados de alerta começaram a ser emitidos por volta das 14h e foram encerrados próximo às 18h, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). A Defesa Civil da cidade também apontou intensidade alta em diversas partes da cidade, com fortes ventos e raios.
Outras regiões como Guarulhos e o ABC paulista também foram afetados pelas fortes chuvas. Nas redes sociais, internautas compartilharam vídeos de enchentes em alguns pontos do estado.
De acordo com o CGE, a tempestade foi provocada pela entrada da brisa marítima em combinação com o calor, o que favoreceu a formação da instabilidade dentro e fora da cidade.
Segundo a Enel, as 50 mil residências que ficaram sem energia representam apenas 0,6% dos lares atendidos pela companhia, de um total de 8 milhões, e funcionários já trabalham para normalizar o serviço. A companhia, no entanto, não deu uma previsão para o retorno da energia.
A equipe de reportagem solicitou outras informações à prefeitura de São Paulo, tanto sobre a quantidade de pessoas e regiões afetadas quanto sobre o tempo de resolução dos problemas, mas ainda aguarda retorno.