Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Bolsonaro é só elogios a Toffoli: ‘Tem sido uma pessoa excepcional’

‘É muito bom nós termos aqui a Justiça ao nosso lado, ao lado do que é certo, ao lado que é razoável e ao lado do que é bom para o nosso Brasil’, afirmou

Por Da Redação Atualizado em 30 Maio 2019, 18h56 - Publicado em 30 Maio 2019, 16h41

O presidente Jair Bolsonaro elogiou bastante o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, durante café da manhã do qual participaram com a bancada feminina da Câmara nesta quinta-feira, 30, em Brasília.

No discurso, ele afirmou que “é muito bom nós termos aqui a Justiça ao nosso lado, ao lado do que é certo, ao lado do que é razoável e ao lado do que é bom para o nosso Brasil”. “O nosso presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, desde que cheguei à Presidência, tem sido uma pessoa excepcional”, completou.

Na sequência, reclamou do café servido em outro encontro com Toffoli nesta semana, na segunda-feira 27, quando discutiram um pacto entre os Poderes proposto pelo próprio presidente do STF. “O café poderia estar um pouco amargo na segunda-feira, ao lado do David Alcolumbre (presidente do Senado) e do Rodrigo Maia (presidente da Câmara), mas as boas ideias, o entendimento para bem conduzirmos o destino da nação falou muito mais alto naquele momento”, disse.

Toffoli tem sido criticado por entidades que representam os magistrados, como a Ajufe (Associação dos Juízes Federais), que emitiu nota sobre esse encontro entre os presidentes de Poderes. Para a instituição, firmar um pacto pelas reformas, como foi discutido, compromete a independência do STF.

Para a Ajufe, a possibilidade de trechos do texto sobre as mudanças nas aposentadorias serem analisados pelo Supremo “revela que não se deve assumir publicamente compromissos com uma reforma de tal porte, em respeito à independência e resguardando a imparcialidade do Poder Judiciário, cabendo a realização de tais pactos, dentro de um estado democrático, apenas aos atores políticos dos Poderes Executivo e Legislativo”.

Continua após a publicidade

Toffoli também foi criticado por ao menos um colega. Em entrevista a VEJA, o ministro Marco Aurélio Mello disse que “jamais” participaria de um encontro com esse objetivo.

“Ele [Toffoli] quer realizar muita coisa e, às vezes, o objetivo não se coaduna com a atuação do Supremo. No passado, com a velha guarda que encontrei quando cheguei ao tribunal, em 1990, seria impensável cogitar-se de um pacto dessa natureza. Eu, como presidente do Supremo que fui, não iria a um encontro desses, com esse objetivo, jamais”, declarou.

Mulheres

Bolsonaro cobriu de elogios também as parlamentares que participaram do encontro e lembrou das acusações que recebe com frequência de ser “machista”. “Estou muito feliz com a presença de vocês todas aqui. Realmente quebra um pouco gelo daquilo que foi pregado ao longo dos últimos anos contra minha pessoa. Mas a realidade quem me conhece sabe que é completamente diferente”, disse.

Continua após a publicidade

“A cada legislatura, a bancada feminina não só cresce, como fica mais bonita. E não estou sofrendo de cataratas não, pode ter certeza disso. Então a presença de vocês é muito boa, ela quebra o gelo, ela nos torna mais humanos e nos faz respeitar cada vez mais. E nos alinhamos nas lutas que vocês há muito tempo travam de modo que cada vez mais nós possamos conviver em harmonia”, completou.

Durante o evento, Toffoli deu o que Bolsonaro chamou de “boa notícia” às mulheres: a decisão do STF, por 10 votos a 1, na quarta-feira 29, de vetar trecho da reforma trabalhista que permitia o trabalho de grávidas e lactantes em locais insalubres.

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.