Balão com 33 pessoas a bordo cai e grávida morre no interior de SP
Aeronave decolou de Boituva, cidade vizinha onde ocorre o Campeonato Brasileiro de Balonismo

Um balão que transportava 33 pessoas caiu na manhã deste domingo, 15, em Capela do Alto, no interior de São Paulo, e deixou uma pessoa morta e outras dez feridas. A vítima fatal era uma mulher grávida, que chegou a ser socorrida e levada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
A queda foi registrada às 7h50 deste domingo na estrada municipal Vereador Geraldo Portela, em Capela do Alto. Segundo testemunhas, o balão decolou da cidade vizinha de Boituva, onde está ocorrendo a 38ª edição do Campeonato Brasileiro de Balonismo, e o piloto realizou diversas tentativas fracassadas de pouso em locais inadequados antes de colidir com o solo.
De acordo com a Confederação Brasileira de Balonismo, o balão seria de uso turístico, não esportivo, e não estava inscrito no campeonato, que teve a prova de hoje cancelada em razão do mau tempo. A entidade afirma, ainda, que a aeronave não possui o registro adequado e que a licença para voo do piloto está vencida.
A Polícia Civil informou que o piloto do balão foi preso em flagrante, e o caso está sendo investigado como homicídio culposo pela Delegacia de Tatuí. Em nota, a secretaria de Segurança Pública disse que as razões da queda estão sob apuração do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Civil e por equipes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira.