Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

As mudanças radicais que o governo Tarcísio fará no uso de câmeras pela PM

Estado anuncia equipamentos mais sofisticados, que farão reconhecimento facial, leitura de placas e até transmissões ao vivo

Por Da Redação Atualizado em 22 Maio 2024, 16h42 - Publicado em 22 Maio 2024, 14h05

Um dos pontos polêmicos da gestão do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o uso de câmeras nos uniformes da Polícia Militar passará por significativas mudanças nos próximos dias. O governo paulista anunciou nesta quarta-feira, 22, uma licitação para adquirir 12 mil equipamentos sofisticados que, além de fiscalizar a atividade policial, deverão auxiliar o trabalho dos agentes com uma série de inovações técnicas.

Segundo o edital publicado hoje, as novas câmeras terão funcionalidades que vão desde melhorias na qualidade e armazenamento das imagens até o reconhecimento facial de cidadãos e leitura automática de placas de veículos. Com sistemas de áudio, vídeo e internet aprimorados, os equipamentos permitirão a realização de lives das operações policiais e o compartilhamento imediato dos registros com o Ministério Público e órgãos do Poder Judiciário.

Com ferramenta de áudio bidirecional, as câmeras acopladas aos uniformes dos policiais permitirão que eles solicitem apoio durante as ações. Devido à transmissão ao vivo, o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) também poderá acionar outras equipes de apoio quando achar necessário, antes mesmo que os policiais precisem solicitar.

Ampliação

O governo paulista mantém hoje 10.125 câmeras corporais em operação em 267 dos 510 batalhões da Polícia Militar. A nova licitação, portanto, expande em 18% o número de equipamentos em uso pelos policiais militares do estado.

Continua após a publicidade

O critério de distribuição dos equipamentos seguirá o protocolo adotado pela Polícia Militar, com base em tropas especiais como a Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) e a Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam), além de batalhões e regiões que possuem um maior número de atuação em ocorrências extremas.

“Será um auxílio nas investigações futuras de qualquer tipo de crime”, afirma o secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite.

Segundo a secretaria, mesmo contando com funções mais avançadas, as câmeras “turbinadas” custarão menos do que os dispositivos que já estão em utilização pela PM paulista. A expectativa é adquirir cada unidade por 500 reais, metade do preço dos equipamentos antigos, que serão gradualmente substituídas até que sejam entregues todas as versões mais modernas

Continua após a publicidade

Justiça

O uso de câmeras corporais pela PM já era alvo de Tarcísio ainda durante a campanha ao governo paulista, em 2022. O governador assumiu o Palácio dos Bandeirantes acenando com a possibilidade de acabar com a prática, alegando que os equipamentos seriam supostos empecilhos à atividade policial ao inibir os agentes de abordagens mais firmes contra criminosos.

Com a letalidade policial em alta, principalmente em razões de grandes operações da PM no litoral de São Paulo, o governo foi sendo cada vez mais questionado sobre a frequência de uso das câmeras pelos policiais paulistas.

O impasse foi parar nos tribunais em setembro do ano passado, quando a Defensoria Pública de São Paulo acionou a Justiça para tornar o uso das câmeras obrigatório, depois que a Operação Escudo da PM deixou 28 pessoas mortas na Baixada Santista.

Continua após a publicidade

Após a negativa do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), o caso chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) — contudo, o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, aceitou um compromisso firmado com o governo Tarcísio para ampliar o programa voluntariamente, sem necessidade de uma determinação judicial.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.