A ausência de bandeiras do PT em ato contra a anistia em São Paulo
Apesar de convocação do partido, petismo teve protagonismo reduzido no ato contra o perdão aos envolvidos no 8 de Janeiro e na tentativa de golpe de estado

Na manifestação de domingo na Avenida Paulista contra a anistia aos presos do 8 de Janeiro e aos acusados de tentativa de golpe de estado, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro, uma coisa chamou a atenção: a ausência de bandeiras do PT entre as várias que foram vistas durante o ato. As manifestações em todo o país, foram convocadas por movimentos sociais de esquerda, mas o perfil oficial do PT nas redes sociais também chamou a militância para os atos em vários estados.
Em São Paulo, na Avenida Paulista, era possível ver bandeiras dos movimentos que organizaram a manifestação, entre eles as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo — que reúnem o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Central de Movimentos Populares (CMP). Também havia balões de entidades de classe como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Apeoesp, que representa os professores do estado.
Os manifestantes carregaram faixas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, a favor da democracia e contra o perdão dos crimes praticados há dois anos, na Praça dos Três Poderes.
Entre as lideranças petistas que participaram do ato estavam o líder do partido na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (PT-RJ), e o secretário de comunicação da legenda, Jilmar Tatto. O principal nome do ato foi o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), que discursou ao lado da correligionária Érika Hilton (PSOL-SP).
Público
A baixa adesão de manifestantes no ato pelo país foi motivo de ironia de bolsonaristas nas redes sociais. Medição feita pelo Monitor do Debate Político do Cebrap e pela ONG More in Common apontou que havia 6.560 manifestantes presentes. A Polícia Civil afirmou que o público foi de cerca de 5.000 pessoas.
“Segundo a USP e a Rede Globo, manifestação do PT contra a anistia dos presos políticos do 8 de janeiro tem 5 bilhões de pessoas!”, escreveu Bolsonaro em post em que compartilhou um vídeo da concentração de participantes do ato.
– Segundo a USP e a rede globo manifestação do PT contra a anistia dos presos políticos do 8 de janeiro tem 5 bilhões de pessoas! pic.twitter.com/i3U5QcaJZF
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) March 30, 2025