Digital Completo: Assine a partir de R$ 9,90
Imagem Blog

Letra de Médico

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Orientações médicas e textos de saúde assinados por profissionais de primeira linha do Brasil

Tecnologia salva vidas, mas o que transforma é a paixão por cuidar

No Dia Mundial da Saúde, uma reflexão sobre o que deve nortear o atendimento médico

Por Rogério Reis*
Atualizado em 7 abr 2025, 09h14 - Publicado em 7 abr 2025, 08h46

Hoje, Dia Mundial da Saúde, me peguei, mais uma vez, refletindo sobre a essência da prática médica: a paixão por cuidar. Embora a tecnologia venha revolucionado a medicina, proporcionando e tratamentos diagnósticos mais rápidos, precisos e personalizados, é fundamental lembrarmos que a verdadeira transformação na vida dos pacientes vem da atenção e da empatia dedicadas a eles.

Ao longo da minha carreira, especialmente durante a formação em clínica médica, fui constantemente lembrado de que “a clínica é soberana”. Este princípio preconiza que, mesmo com os avanços tecnológicos, a conversa, a anamnese (entrevista entre o médico e o paciente para identificar sintomas e problemas de saúde) detalhada e o exame físico minucioso permanecem insubstituíveis.

A tecnologia deve ser uma aliada que potencializa a relação médico-paciente, não uma substituta do contato humano.

Agora, como gestor da saúde, busco estar atento às tecnologias inovadoras e incentivo todo o time – da gestão à área assistencial – a tirar os melhores benefícios que ela oferece, pois reconheço sua importância na jornada do paciente.

Hoje, já adotamos, algoritmos de IA que filtram eletrocardiogramas realizados, priorizando para laudo aqueles que apresentarem alterações. Isso permite diagnósticos mais rápidos e tratamento imediato para doenças cardíacas. Também vejo com bons olhos a combinação de tecnologias associadas à realidade virtual. Este é o caso do metaverso, um ambiente virtual onde os médicos podem interagir por meio de projeções em 3D para planejamento cirúrgico, reduzindo o tempo, além de melhorar a recuperação do paciente.

Continua após a publicidade

Essas inovações, além de respeitar valores assistenciais, que são inegociáveis, têm foco na experiência do paciente, priorizando suas necessidades e particularidades. E, para isso, ferramentas como as Medidas de Resultados Relatados pelo Paciente (PROMs) e as Medidas de Experiência Relatadas pelo Paciente (PREMs) são instrumentos valiosos nesse contexto.

Os PROMs permitem coletar informações diretamente dos pacientes sobre seu estado de saúde, sintomas e qualidade de vida, enquanto os PREMs avaliam a experiência do paciente com os serviços de saúde recebidos. Integrar esses dados ao cotidiano assistencial possibilita identificar falhas, direcionar melhorias e promover um atendimento mais humanizado e eficaz.

O desafio contemporâneo é associar a alta tecnologia com a humanização do atendimento. Nossa missão como médicos é, e sempre será, oferecer um cuidado compassivo e personalizado, considerando o paciente em sua totalidade. Enquanto celebramos os avanços tecnológicos que salvam vidas, devemos lembrar que é o cuidado humano que verdadeiramente as transforma.

Continua após a publicidade

Como bem enfatiza o Juramento de Hipócrates: “A saúde e o bem-estar de meu paciente serão as minhas primeiras preocupações.”

* Rogério Reis é médico e vice-presidente de Hospitais da Rede Américas

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital
Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
ABRIL DAY

Revista em Casa
+ Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai a partir de R$ 7,48)
A partir de 29,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.