Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Letra de Médico

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Orientações médicas e textos de saúde assinados por profissionais de primeira linha do Brasil
Continua após publicidade

Tabagismo ainda é uma das principais causas evitáveis de câncer

Nenhuma falsa satisfação temporária como o cigarro, charuto e afins, justifica tanto prejuízo para uma vida inteira

Por *Antonio Carlos Buzaid e Jéssica Ribeiro Gomes
6 jun 2024, 09h00

Apesar de todos os avanços, o tabagismo ainda é um dos principais fatores de risco para câncer (e outras doenças graves) e, certamente, o mais evitável. Sozinho, é responsável por mais de 8 milhões de mortes por ano no mundo.

Você já deve ter ouvido falar também que o cigarro está diretamente relacionado ao câncer de pulmão. Pois saiba que, de fato, ele é capaz de aumentar esse risco em 10 a 30 vezes, ou seja, de longe, é a principal causa desse tumor.

Mas o perigo vai muito além.

O tabagismo ainda é o culpado por vários outros tipos de tumores (vários mesmo), incluindo o câncer de boca, pâncreas, bexiga, esôfago, laringe, estômago, rim, etc. Isso sem falar de doenças graves do coração, pulmão e sistema nervoso, tais como infarto, enfisema e derrame cerebral.

De forma alarmante, metade dos fumantes falecem de alguma enfermidade relacionada ao tabaco. Quanto mais cigarro e mais tempo se fuma, maior é o risco, cumulativamente. Contudo, esse problema não é exclusivo do cigarro. Envolve também charuto, cachimbo, narguilé, cigarrilha, tabaco aquecido, exposição passiva e outros. Toda forma de consumo de tabaco é prejudicial e não há um nível seguro de exposição.

Continua após a publicidade

Se, apesar de tudo, você (ou algum conhecido seu) é fumante, saiba que os benefícios de parar de fumar são enormes. Quanto mais cedo, maiores os ganhos. Isso vale mesmo para pessoas mais idosas e para fumantes de longa data.

Solução: parar de fumar

Entenda: parar de fumar reduz o risco de morte prematura em todas as idades, além de diminuir a chance de câncer. Em 10 anos, por exemplo, o risco de câncer de pulmão cai pela metade comparado a um fumante. E não é só isso: reduz-se também a incidência de várias outras doenças, como angina, infarto, enfisema, infecções, derrame, fratura de quadril, além de impotência, dificuldade para engravidar, parto prematuro e aborto.

Mesmo quem já foi diagnosticado com cancer, deve largar o fumo. Isso melhora o prognóstico e as respostas ao tratamento e diminui o risco de um segundo tumor.

Continua após a publicidade

E uma dica final: não negligencie o rastreio do câncer de pulmão. Ele é indicado para fumantes e ex-fumantes com histórico importante de tabagismo e feito por meio de tomografias com baixa dose de radiação. O objetivo é detectar precocemente um eventual tumor, muito antes de qualquer sintoma. Descobrindo e tratando logo no início, aumentamos muito as chances de cura. Discuta com o seu médico se o rastreio é recomendado para o seu caso.

É fato que o tabagismo é uma das principais causas evitáveis de câncer e de outras doenças graves. Por isso é tão importante abandonarmos o fumo e, acima de tudo, sermos mais proativos na luta contra o tabaco. Afinal, nenhuma falsa satisfação temporária justifica tanto prejuízo para uma vida inteira.

*Antonio Carlos Buzaid é diretor médico geral do Centro de Oncologia da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo e fundador do Instituto Vencer o Câncer e Jéssica Ribeiro Gomes é médica oncologista clínica da Rede Meridional (ES)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.