Governo segue sem saber o destino dos bilhões roubados do INSS
Se passaram 45 dias desde a revelação da fraude. Ainda não se sabe a dimensão do roubo, quais os envolvidos, se e quando os lesados serão compensados
Nem o governo nem a Justiça sabem onde foram parar os 6,3 bilhões de reais desaparecidos na roubalheira da Previdência Social nos últimos três anos. Não é pouco. Equivale a 1,1 bilhão de dólares. Supera o gasto federal previsto para este ano em programas relevantes de assistência social, como Vale-gás e Farmácia Popular.
Até agora, foram localizados menos de 200 milhões de reais, ou seja, cerca de 3% do dinheiro furtado de milhões de aposentados e pensionistas — o número real não é conhecido, mas está estimado em mais de 4 milhões de clientes do INSS.
Se passaram 45 dias desde a revelação da roubalheira, depois de ano e meio de investigação. Até agora, porém, o governo ainda não conseguiu estabelecer a real dimensão da fraude nem distinguir com precisão quais as organizações sindicais, as empresas privadas e os servidores públicos envolvidos.
Mês e meio depois de se descobrirem vítimas de furto, legitimado por um órgão estatal encarregado da gerência da Previdência, aposentados e pensionistas continuam sem saber quando e como serão indenizados.
Sobram promessas, mas o governo continua patinando: como não consegue saber quantas e quais pessoas foram roubadas, nem quanto dinheiro perderam, não consegue avançar na análise de alternativas para ressarcimento dos lesados do INSS.
Numa típica ação de marketing para controle de danos, o Ministério da Previdência começou a usar agências dos Correios para atendimento pessoal aos clientes que suspeitam terem sido roubados na rede eletrônica da Previdência.
Foi a forma que o governo encontrou para avisá-los: o INSS vai devolver 300 milhões de reais que, erroneamente, reteve no mês passado. Quando? Até dezembro, informa-se aos aposentados e pensionistas.
Sobre o ressarcimento dos 6,3 bilhões de reais surrupiados em três anos de fraude, ninguém sabe. O governo continua na mesma posição em que estava mês e meio atrás, quando a fraude foi revelada: imóvel.
Confira as 30 companhias ganhadoras da edição ‘Top 30 Melhores Empresas do Brasil’
‘Fiquei frustrado, mas mérito dele’, diz goleiro que levou gol do príncipe William no Maracanã
MapBiomas lança ferramenta inédita para monitorar a recuperação de áreas degradadas no Brasil
Em segundo dia no Rio, príncipe William visita Ilha de Paquetá
Ibovespa abre pregão em alta de 147 mil pontos renovando recorde intradiário







