Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

José Casado

Por José Casado Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Informação e análise
Continua após publicidade

Em conflito, esquerda boliviana ameaça levar o país à guerra civil

Choque entre líderes do Movimento ao Socialismo, há 18 anos no poder, já tem consequências visíveis: falta água, comida e combustível em várias cidades

Por José Casado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 23 out 2024, 08h00

Depois de 18 anos no poder, a esquerda boliviana se dividiu e ameaça levar o país a uma guerra civil. Nesta terça-feira (22/10) em que se completaram 90 dias de bloqueio de estradas e avenidas em Bogotá e cidades vizinhas, o governo Luís Arce anunciou a prisão de grupos com armas e explosivos artesanais nas ruas, sob acusação de “atentado contra os serviços públicos”.

A crise tem origem na cisão do Movimento ao Socialismo (MAS), com liderança disputada entre Arce, atual presidente, e seu antecessor, Evo Morales. O choque entre eles já tem consequências visíveis: falta água, comida e combustível em vários distritos da capital e cidades do interior. A economia débil tende a ficar ainda mais combalida nos próximos dias com nova desvalorização da moeda, considerada inevitável.

O conflito começou com a insistência de Moraes em se candidatar à sucessão de Arce na presidência no ano que vem. Morales já foi presidente por três mandatos, e a Constituição estabelece máximo de uma reeleição — ele se elegeu para o terceiro governo a partir de manobras judiciais. Depois, renunciou e atribuiu a crise a uma conspiração “da direita” guiada pelo “ímperialismo”.

A decisão de Arce de impedir a volta de Morales ao poder fraturou o MAS, deixando o país num grave conflito político-institucional. Em consequência, 78% dos bolivianos acreditam em aumentos da inflação e do desemprego ainda neste ano. Ampla maioria (69%) também acha 69% que a crise foi provocada por Morales, como tática para evitar que seja investigado e preso por delitos privados. Entre outros, ele é acusado de corrupção de menores enquanto esteve na presidência.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.