Por que os meses frios são a época de ouro da horta?
O senso comum pode indicar o verão como período ideal para se investir em uma horta. É no tempo de calor e chuvas, afinal, que a maioria das plantas solta folhas vigorosas e novos galhos – e é quando, também, a grama fica mais verde. No Hemisfério Norte, a primavera e o verão são igualmente […]
O senso comum pode indicar o verão como período ideal para se investir em uma horta. É no tempo de calor e chuvas, afinal, que a maioria das plantas solta folhas vigorosas e novos galhos – e é quando, também, a grama fica mais verde. No Hemisfério Norte, a primavera e o verão são igualmente os meses em que as hortas estão bombando.
Mas não se engane. Como sabem os horticultores experientes, nada pior para cultivar verduras – em sua maioria, plantas delicadas de origem temperada ou subtropical – que a conjunção de sol forte, chuvas agressivas e ar abafado típica do Brasil no auge do verão.
Neste vídeo que inaugurou a série Jardineiro Casual, em 2011, dou algumas dicas sobre como montar sua própria horta na laje – e, de quebra, mostro como aliviar o problema do excesso de calor entre outubro e março/abril:
É no outono e no inverno, portanto, que você deve investir sem medo na sua horta. Renove os canteiros, enriquecendo-os com bastante matéria orgânica e cheque se o sistema de drenagem das jardineiras está OK (verduras gostam de regas regulares, mas detestam solos encharcados). Com tudo nos trinques, basta semear ou plantar aquelas mudinhas de verduras disponíveis nas grandes floras (eu faço assim: apesar de se gastar mais, o custo-benefício compensa amplamente). O outono/inverno é a época certa, ainda, para renovar seus canteiros de ervas e podar plantas como o louro.
Agora, é arregaçar as mangas e fazer uma bela colheita. Boa sorte (e bon appetit!).
(Crédito das imagens: iStock/Getty Images)