Dia dos Pais: Revista em casa por 7,50/semana
Imagem Blog

Janela Indiscreta

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Um olhar jornalístico sobre relacionamento, sexo e comportamento

Profissionais trans ganham 20% menos no Brasil, revela estudo

Apesar de avanços nas políticas empresariais, preconceito permanece

Por Duda Monteiro de Barros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 7 jul 2025, 17h29 - Publicado em 27 jun 2025, 13h41

Um novo levantamento recente da Diversitera, startup especializada em pesquisas para gestão de recursos humanos, revela as graves desigualdades enfrentadas por profissionais trans no mercado formal de trabalho no Brasil. O estudo “Panorama da População LGBTQIAPN+ no Mercado de Trabalho Brasileiro”, realizado com dados de mais de 55 empresas de médio e grande porte, mostra que pessoas trans recebem, em média, 20% menos do que colegas cisgêneros que exercem as mesmas funções.

Além da disparidade salarial, a pesquisa aponta uma baixíssima representatividade em cargos de liderança: apenas 0,8% dos profissionais formalmente empregados no país são trans, e desse total, somente 0,3% ocupam posições executivas. “Infelizmente ainda é comum que pessoas trans sejam expulsas de casa ainda na infância ou adolescência ficando, assim, sem qualquer rede de apoio. Isso leva à evasão escolar, à consequente despopulação da universidade e dos cursos técnicos e a um ciclo de falta de oportunidades educacionais e profissionais”, analisa Felipe Batistão, especialista em Sexualidade e Gênero da Diversitera.

A discriminação – seja inconsciente ou explícita – durante processos de avaliação e progressão de carreira é um dos fatores que perpetuam essa desigualdade. “Elas podem ser julgadas por fatores não relacionados ao seu desempenho profissional, como camadas pessoais e preconceito”, comenta Batistão. E o preconceito também se manifesta no cotidiano corporativo: 24% dos entrevistados relataram já ter sofrido ou presenciado situações discriminatórias no trabalho, sendo que em 49% dos casos a transfobia foi o motivo central.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA DIA DOS PAIS

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai por menos de R$ 7,50)
A partir de 29,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.