Dia dos Pais: Revista em casa por 7,50/semana
Imagem Blog

Janela Indiscreta

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Um olhar jornalístico sobre relacionamento, sexo e comportamento

A explicação da geração Z para fazer sexo sem camisinha

Redes sociais estão ligadas ao comportamento de risco

Por Duda Monteiro de Barros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 jul 2025, 12h17 - Publicado em 15 jul 2025, 12h11

Uma recentes pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS), feita com 250 mil adolescentes de 15 anos em 42 países, aponta que os jovens estão deixando de lado o uso de camisinha. Entre os meninos, o uso de preservativos caiu dos 70% registrados em 2014 para atuais 61%; entre as meninas a curva encolheu de 63% para 57%. Na última relação sexual, um de cada três entrevistados admitiu não ter recorrido à camisinha. No Brasil, o IBGE também reforça a tendência perigosa: os jovens adeptos ao preservativo passaram de 72,5% em 2009 para 59% em uma década.

VEJA conversou como integrantes da geração Z para entender a mentalidade que leva os mais novos a abandonarem o uso do único método contraceptivo capaz de evitar infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). E as redes sociais, sempre elas, estão no centro da explicação. “Com as redes, todo mundo se conhecendo, acho que a confiança no outro aumentou, principalmente porque você sempre conhece alguém que conhece aquela pessoa”, conta o especialista em marketing R.M., de 23 anos. “Nunca tive medo de IST. Gosto sempre de fazer um check no background da pessoa”, completa. Ou seja, para essa turma, visitar o perfil do Instagram de alguém é o suficiente para se sentir seguro. Ledo engano.

Leia mais: Vacilo perigoso: por que os jovens de hoje usam cada vez menos camisinha | VEJA

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA DIA DOS PAIS

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai por menos de R$ 7,50)
A partir de 29,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.