Namorados: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Isabela Boscov

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Está sendo lançado, saiu faz tempo? É clássico, é curiosidade? Tanto faz: se passa em alguma tela, está valendo comentar. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

“Hotel Artemis”: como é bom ver Jodie Foster de volta

História futurista tem bom elenco e jeitão de graphic novel, mas desenvolvimento irregular

Por Isabela Boscov Atualizado em 14 set 2018, 15h26 - Publicado em 14 set 2018, 15h23

Na Los Angeles de 2028, criminosos feridos no cumprimento do, hmmm, dever têm lugar certo para se recuperar: o Hotel Artemis, uma espécie de clínica/fortaleza instalada no interior de um antigo e aparentemente abandonado edifício art déco do centro da cidade (e, sim, a ideia lembra muito a do hotel exclusivo para assassinos profissionais de John Wick, com seu excelente serviço de lavanderia, que remove até as manchas de sangue mais renitentes). No Artemis, a Enfermeira (Jodie Foster, desde Elysium, de 2013, sem trabalhar), uma senhorinha de passos miúdos e apressados, remenda a bandidagem com as últimas tecnologias médicas e o apoio digamos, muscular do seu assistente, Everest (Dave Bautista, que é mesmo uma montanha e tem ótima química com Jodie). O Artemis é um clube; só entra quem tem passe, como Waikiki (Sterling K. Brown, o ator que está em todas – todas mesmo), que levou um tiro enquanto assaltava um cofre com seu bando, aproveitando-se de um motim nas ruas da cidade por conta da privatização da água.

Hotel Artemis
(Diamond/Divulgação)

Está mesmo para chegar o dia em que a imensa e cada vez mais desidratada Los Angeles vai ter de privatizar a sua água, pela qual a Califórnia paga preço de ouro e se engalfinha em batalhas políticas com o Colorado e outros estados mais bem irrigados. Mas meio que se encerra por aí o futurismo de Hotel Artemis: estreia na direção de Drew Pearce, o roteirista de Missão: Impossível – Nação Secreta, o filme é aquele enredo clássico dos inimigos que se encontram todos no mesmo lugar (Sofia Boutella, Jeff Goldblum, Zachary Quinto etc. completam o rol), sem chance de fuga, num stand-off contido pela única pessoa da qual todos eles dependem – no caso, a eficiente Enfermeira. Em uma conversa, Drew Pearce, que é inglês e mora há oito anos em Los Angeles, me contou que ainda não deixou de achar a cidade um lugar exótico, onde o que é falso parece de verdade e o que é verdade às vezes parece cenário. Ele é, também, um aficionado dois muitos bons exemplos de art déco que ainda sobrevivem ali, e combinou de maneira esteticamente muito interessante essas inspirações arquitetônicas à trama noir – outro clássico angeleno –, apoiado pela excelente fotografia do sul-coreano Chung-hoon Chung, de Oldboy e A Criada. O resultado, com tons profundos de vinho e os enquadramentos dramáticos de Chung, ganha um jeitão apropriado de graphic novel (embora seja uma criação original de Drew Pearce).

Hotel Artemis
(Diamond/Divulgação)

O problema crucial de Hotel Artemis é que, afora a Enfermeira, nenhum dos personagens desperta grande curiosidade no espectador, e menos ainda envolvimento. A entrada de Jeff Goldblum eleva um pouco a temperatura; Goldblum anda numa fase excepcionalmente boa, de coadjuvantes muito marcantes, e seu Rei Lobo acena com crises no Artemis que, de novo, não chegam a se cumprir completamente (o apelido alude a John Phillips, do The Mamas & The Papas, que era chamado de “The Wolf King of L.A.” pelos hábitos incrivelmente predatórios e depravados). A aparição de uma figura ligada ao passado da Enfermeira, que apela ao lado sentimental dela com um pedido de socorro, é um desses erros típicos do roteiro americano também. Jodie Foster é uma atriz tão boa e tão inteligente na construção dos seus personagens, e vê-la em cena é um prazer tão grande, que não havia a menor necessidade de tentar “humanizar” a Enfermeira com um recurso desses: Jodie já vinha fazendo, por ela, tudo que é possível fazer. O que, no seu caso, é muitíssimo.

Continua após a publicidade

Trailer

Continua após a publicidade
HOTEL ARTEMIS
Estados Unidos/Inglaterra, 2018
Direção: Drew Pearce
Com Jodie Foster, Sterling K. Brown, Dave Bautista, Jeff Goldblum, Sofia Boutella, Zachary Quinto, Brian Tyree Henry, Jenny Slate, Kenneth Choi, Charlie Day
Distribuição: Diamond

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas R$ 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai a partir de R$ 7,48)
A partir de 29,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.