Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Isabela Boscov

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Está sendo lançado, saiu faz tempo? É clássico, é curiosidade? Tanto faz: se passa em alguma tela, está valendo comentar. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Carey Mulligan brilha e pode roubar a cena no Oscar com ‘Bela Vingança’

Demolidora, a atriz brilha como uma mulher consumida por uma missão na surpreendente estreia na direção da atriz Emerald Fennell

Por Isabela Boscov Atualizado em 4 jun 2024, 14h05 - Publicado em 16 abr 2021, 06h00

Noite sim, noite não, Cassandra (uma formidável Carey Mulligan) pode ser encontrada em bares e baladas com a maquiagem em excesso já algo borrada, as roupas meio fora de lugar e o olhar vidrado e o andar cambaleante de quem bebeu demais. E, vez sim e vez sim também, algum frequentador posa de cavalheiro e se oferece para levá-la em casa, ou apresenta-se como festeiro e a convida a esticar a noitada. No momento em que eles avançam — e cedo ou tarde eles avançam —, Cassandra, que na verdade está bem sóbria, serve-lhes uma dose farta de arrependimento. Em Bela Vingança (Promising Young Woman, Inglaterra/Estados Unidos, 2020), com estreia prevista para a quinta-feira 22 nos cinemas que estejam em funcionamento, ela não é só uma mulher com uma missão; é uma mulher consumida por essa missão.

arte oscar

+ Compre o livro Abuso

Como quem põe na rua todos os móveis da casa que não sejam indispensáveis, Cassandra subsiste com um emprego abaixo de suas capacidades para que o trabalho lhe roube o mínimo de energia; não cultiva amores nem amizades; e entra em letargia quando visita os pais na casa deles — que, em um toque sutil mas bem colocado, a diretora Emerald Fennell, estrean­te que emplacou cinco indicações de peso ao Oscar, mostra como antro asfixiante de cortinas, tapetes e cacarecos. Há uma razão específica para a sanha de Cassandra. Mas, do ponto de vista dramatúrgico, interessa menos a razão (não de todo convincente, aliás) que a reação engendrada por ela: uma saturação absoluta com a facilidade com que alguns homens diminuem, objetificam, desvalorizam e descartam as mulheres e, apesar de não terem eles próprios nenhum mérito a reivindicar (ou não precisariam dessas táticas para escorar seu ego), ainda assim causam danos profundos nas mulheres que depreciam.

+ Compre o livro Rede de Sussurros
+ Compre o livro Os homens explicam tudo para mim

Conhecida como a Camilla Parker Bowles da série The Crown, a inglesa Fennell se mostra uma diretora ferina, vivaz e cheia de humor perverso, e com talento para imprimir sabores espe­cífi­cos a cada cena. Fennell é menos firme nas mudanças tonais, algo que fica claro no terceiro e último ato de Bela Vingança. Mas compensa as hesitações típicas de um primeiro trabalho com a escalação brilhante de Carey Mulligan: vista na maioria das vezes em papéis em que a delicadeza é uma exigência na construção da personagem, como em Educação, Longe Deste Insensato Mundo ou A Escavação, ela aqui entra em modo demolidor. Tem a obstinação de um autômato no início; expõe-se a uma pane no sistema quando abre um brecha para o velho conhecido Ryan (Bo Burnham, ótimo), que encontra por acaso no café em que trabalha; e implode com visceralidade e desespero assustadores no desfecho, deixando uma impressão que se prolonga muito além do final do filme. Apesar da vitória recente de Viola Davis por A Voz Suprema do Blues na premiação do Sindicato dos Atores, Mulligan continua a ser uma excelente aposta para o Oscar deste ano. Ou uma excelente aposta, ponto.

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA de 21 de abril de 2021, edição nº 2734

CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA COMPRAR

Carey Mulligan brilha e pode roubar a cena no Oscar com ‘Bela Vingança’Carey Mulligan brilha e pode roubar a cena no Oscar com ‘Bela Vingança’
Abuso
Continua após a publicidade
Carey Mulligan brilha e pode roubar a cena no Oscar com ‘Bela Vingança’Carey Mulligan brilha e pode roubar a cena no Oscar com ‘Bela Vingança’
Rede de Sussurros
Carey Mulligan brilha e pode roubar a cena no Oscar com ‘Bela Vingança’Carey Mulligan brilha e pode roubar a cena no Oscar com ‘Bela Vingança’
Os homens explicam tudo para mim
Continua após a publicidade
logo-veja-amazon-loja

*A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon, em que recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio de seus sites. Isso não altera, de forma alguma, a avaliação realizada pela VEJA sobre os produtos ou serviços em questão, os quais os preços e estoque referem-se ao momento da publicação deste conteúdo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.