‘Top Gun: Maverick’ volta a dominar bilheteria no Brasil
Filme estrelado por Tom Cruise, que havia sido desbancado por 'Lightyear' na semana anterior, retorna ao topo das produções mais vistas no final de semana
Após ser desbancado por muito pouco pela estreia da animação Lightyear, Top Gun: Maverick retornou ao topo da bilheteria no Brasil durante o último final de semana. De acordo com dados da Comscore, o filme estrelado por Tom Cruise arrecadou 6,2 milhões de reais entre os dias 23 e 26 de julho, levando às salas de cinema 256.400 pessoas. Em uma disputa acirrada, Jurassic World: Domínio ocupou a segunda posição, lucrando 4,94 milhões de reais, seguido por Lightyear, com 4,90 milhões — após amargar uma das piores bilheterias da Pixar na América do Norte, a animação começa a decair também no Brasil.
O retorno ao topo das produções mais assistidas reflete o sucesso do novo Top Gun mundialmente. A produção, orçada em 170 milhões de dólares, embolsou 1 bilhão de dólares e se tornou a melhor bilheteria do ano durante o final de semana, tirando o posto de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, que havia feito 943 milhões. O longa também se tornou o primeiro de Cruise a atingir a casa do bilhão. Antes, o maior sucesso comercial do ator era Missão Impossível – Efeito Fallout, de 2018, que atingiu a marca de 791,1 milhões de dólares mundialmente.
Na América do Norte, Top Gun: Maverick perdeu, por pouco, a disputa pelo topo das bilheterias para Elvis, filme biográfico do rei do rock’n’roll. Durante o final de semana, as duas produções brigavam pelo primeiro lugar. A cinebiografia do cantor liderou o ranking na sexta-feira, 24, mas caiu para segundo lugar no dia seguinte. No domingo, 26, os dois filmes ocuparam a primeira posição e arrebanharam, cada um, cerca de 30,5 milhões de dólares durante os três dias. No saldo final, Elvis saiu na dianteira ao embolsar 31,1 milhões de dólares, enquanto Top Gun: Maverick fez 29,6 milhões. Apesar do embate, o resultado é positivo para ambas as produções. Pensando no público adulto de Elvis, uma estreia de mais de 30 milhões de dólares é impressionante. O mesmo pode ser dito de Top Gun, que mesmo após a quinta semana de exibição ainda consegue gerar valores altos de bilheteria.
Completando o ranking dos filmes mais assistidos no Brasil estão a ficção científica Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, com 761.210 de reais; o suspense Veja por Mim, que arrecadou 390.690 de reais; seguido de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura; alguns filmes do Festival Varilux de Cinema Frances; Sonic 2 – O Filme; Assassino Sem Rastro e Amigo Secreto.