Registros policiais revelam últimas pesquisas da esposa de Gene Hackman
Betsy Arakawa era a única cuidadora do marido, que tinha Alzheimer avançado, e morreu em fevereiro após contrair infecção grave transmitida por roedores

Novos registros divulgados pela polícia americana revelaram que Betsy Arakawa, esposa do ator Gene Hackman, adquiriu cilindros de oxigênio 15 dias antes de ser encontrada morta com o marido, assim como pesquisou se Covid causava tontura e buscou informações sobre a correlação entre gripe e sangramentos nasais. Ela morreu aos 65 anos em fevereiro após contrair o Hantavírus, infecção transmitida por roedores que rapidamente provoca febre, náusea, tosse e vômito, entre outros sintomas, e pode levar à morte em 72 horas. Após a tragédia, Hackman, então aos 95 anos, ficou desamparado por aproximadamente uma semana até morrer por uma cardiopatia agravada por seu Alzheimer avançado, que também impediu que ele procurasse ajuda.
As pesquisas e compras foram feitas por Arakawa em 10 de fevereiro. No dia seguinte, ela cancelou uma massagem que havia marcado via e-mail, dizendo que o marido mostrava sinais de gripe e resfriado, apesar de testar negativo para covid-19. No mesmo dia, ela ainda foi vista fora de casa, usando máscara em uma loja de ração e em um supermercado. Menos de 24 horas depois, ela marcou uma consulta médica para si após sentir sintomas de congestão, mas não compareceu. Os corpos foram encontrados após 14 dias, em 26 de fevereiro, por uma equipe de manutenção.
Em entrevista, as filhas do ator afirmaram que o pai já não sabia utilizar o telefone nem enviar e-mails. Isolados, Hackman e Arakawa moravam em em Santa Fé, na Califórnia, e estavam casados há 34 anos. O casal recluso não tinha apoio de nenhum funcionário para a administração da saúde do ator.
Um dos maiores atores de sua geração, Gene Hackman ganhou duas estatuetas do Oscar — por Operação França (1972) e Os Imperdoáveis (1993) —, mas não atuava desde a aposentadoria em 2004. Seu último longa foi a comédia Uma Eleição Muito Atrapalhada. Arakawa, por sua vez, era empresária e pianista clássica, além da única cuidadora do marido.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial