Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca
Continua após publicidade

‘Quem Fizer Ganha’ e mais: produções resgatam os azarões do esporte

Filme narra o caso da equipe que protagonizou um dos piores vexames da história do futebol

Por Amanda Capuano Atualizado em 9 Maio 2024, 18h40 - Publicado em 10 dez 2023, 08h00

No dia 11 de abril de 2001, a seleção de futebol da Samoa Americana, pequeno arquipélago da Polinésia, protagonizou um dos piores vexames da história do esporte: em partida das eliminatórias da Copa do Mundo de 2002, a equipe foi derrotada pela Austrália por um impressionante placar de 31 a 0. Vítima da maior goleada já vista entre seleções oficiais, a Samoa Americana teria seu momento de glória uma década depois, ao conquistar uma improvável primeira vitória com 2 a 1 sobre Tonga nas eliminatórias da Copa de 2014, sob o comando do hesitante técnico holandês-americano Thomas Rongen. A história dos simpáticos azarões e do treinador gringo ranzinza foi retratada como documentário em 2014, e agora chega às telas com Michael Fassbender no papel central em Quem Fizer Ganha (Next Goal Wins, Estados Unidos/Reino Unido, 2023), que estreia nos cinemas na quinta-feira 14. “Não foi o jogo que me atraiu, mas a história do time. É sobre como não importa de onde você é, e se você está perdido ou solitário: você pode se conectar às pessoas, se abrir para isso”, explicou a VEJA o diretor Taika Waititi.

O livro de ouro das Copas

-
JOGO DA VIDA - 80 for Brady: a fã (Lily Tomlin) e o astro real em cena (Paramount Pictures//)

Tocante e divertida, a comédia dirigida pelo neozelandês ilustra um movimento curioso: jogados para escanteio nos últimos anos, os filmes de temática esportiva estão de volta. Só em 2023, além da zebra da Samoa Americana, longas como o cômico 80 for Brady: Quatro Amigas e Uma Paixão, inspirado na história real de fãs octogenárias do astro do futebol americano Tom Brady, e Creed 3, sequência da saga de sucesso do boxe, fizeram barulho nos cinemas, enquanto os azarões da série Ted Lasso divertiram o público unindo emoção e humor no streaming AppleTV+.

A História do Futebol para quem tem pressa

Continua após a publicidade

Do drama à comédia, as tramas do gênero foram um filão lucrativo de Hollywood por décadas, com astros como Tom Hanks (Uma Equipe Muito Especial, 1992) e Denzel Washington (Duelo de Titãs, 2000) protagonizando histórias que usam o esporte como ferramenta para falar de temas universais como superação, trabalho em equipe e a busca por sonhos aparentemente inalcançáveis. Cativantes e populares para todas as idades, as tramas esportivas, assim como as comédias românticas, perderam terreno com o domínio dos super-heróis nos cinemas. Antes requisitados, os atletas e suas histórias de reinvenção pessoal deram lugar a superpoderosos com objetivos muito maiores, como salvar o universo. Agora, com o cansaço da fórmula dos blockbusters da Marvel, a inspiração esportiva retoma espaço: no próximo ano, a temática volta à tona em longas como o aguardado Ferrari, de Michael Mann, que vai em busca de uma vaga no Oscar com a história da lendária escuderia italiana, e Rivais, que terá a adorada Zendaya em um triângulo amoroso de tenistas. Ao que parece, o jogo está só começando.

Publicado em VEJA de 8 de dezembro de 2023, edição nº 2871

CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA COMPRAR

Continua após a publicidade
‘Quem Fizer Ganha’ e mais: produções resgatam os azarões do esporte‘Quem Fizer Ganha’ e mais: produções resgatam os azarões do esporte
O livro de ouro das Copas
‘Quem Fizer Ganha’ e mais: produções resgatam os azarões do esporte‘Quem Fizer Ganha’ e mais: produções resgatam os azarões do esporte
Continua após a publicidade

A História do Futebol para quem tem pressa

logo-veja-amazon-loja
Continua após a publicidade

*A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon, em que recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio de seus sites. Isso não altera, de forma alguma, a avaliação realizada pela VEJA sobre os produtos ou serviços em questão, os quais os preços e estoque referem-se ao momento da publicação deste conteúdo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.