Os cinco melhores filmes em cartaz para assistir durante o feriadão
Para além do arrasa-quarteirão 'Um Filme Minecraft' ou de opções bíblicas, o circuito nacional oferece pérolas dignas de uma ida ao cinema

O feriado estendido entre a Sexta-feira Santa, 18 de abril, e o Dia de Tiradentes, 21, é a oportunidade ideal para sair de casa e conferir algum dos lançamentos que ocupam as salas de cinema no Brasil — e a oferta vai bem além de arrasa-quarteirões como Um Filme Minecraft e Branca de Neve ou esperadas tramas bíblicas como The Chosen – Última Ceia. Saiba quais são as cinco melhores pérolas em cartaz no circuito nacional:
Pecadores
Épico que sobrepõe faroeste, vampiros e números musicais ao cenário do Mississipi segregacionista de 1932, Pecadores é o lançamento mais impressionante e criativo de 2025 até então. Dirigido com ambição e talento de sobra por Ryan Coogler, de Pantera Negra (2018), o filme é protagonizado por gêmeos foragidos da lei, ambos vividos por Michael B. Jordan, que voltam à cidade natal para abrir um clube de Blues voltado à população negra da cidade, onde ainda imperam as leis Jim Crow. A noite de abertura, porém, acaba sendo perturbada por um trio de sanguessugas determinados a abocanhar todos que ali festejam.
Tempo de Guerra
Dirigido e escrito por Alex Garland, de Guerra Civil, junto ao veterano do Iraque Ray Mendoza, Tempo de Guerra é um retrato cru de garotos jogados ao campo de batalha no Oriente Médio pelo exército do Tio Sam, sem maturidade ou consciência suficientes para compreender os horrores pelos quais passariam. Contada em tempo real, a história captura a irmandade entre os jovens e os traumas e perdas que os assombrariam pelo resto da vida. No elenco, alguns dos nomes em ascensão mais relevantes de Hollywood, como Joseph Quinn, Will Poulter, Noah Centineo, Kit Connor e o brasileiro Henrique Zaga.
Desconhecidos
O thriller eletrizante é também palco para uma das atuações mais impressionantes do ano — Willa Fitzgerald como a imprevisível protagonista sem nome, que transita entre os papéis de vítima e agressora. Na trama, um casal de estranhos se hospeda num motel para uma noite de experimentação irrestrita, mas uma série de assassinatos nas redondezas logo revela que um deles esconde segredos muito mais perigosos do que truques de sadomasoquismo, desencadeando sucessivas reviravoltas.
Limonov: O Camaleão Russo
Expoente do cinema russo, o diretor Kirill Serebrennikov escolheu a vida do radical poeta soviético Eduard Limonov como tema de seu primeiro longa-metragem falado em inglês. Selecionado para a competição do Festival de Cannes de 2024, o filme se ancora na interpretação do exímio Ben Wishaw e dribla convenções das cinebiografias para tecer uma obra tão pouco convencional quanto seu foco, que foi anti-herói político na rússia, figura boêmia em Nova York e sensação literária na França.
A Mais Preciosa das Cargas
Nesta fábula animada, um pobre lenhador e sua esposa um dia encontram um bebê abandonado na floresta em que vivem. Em tempos de fome e guerra, o casal toma a decisão altruísta de criar a menina perdida, mas logo descobrem que ela pertence ao povo inimigo, chamados de “sem coração”. Encantadora e carinhosa, a bebê será responsável por mudar a vida de seus guardiões e daqueles ao seu redor, revelando morais valiosas sobre a humanidade.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial