O ‘veredicto’ do Oscar sobre acusação polêmica de atriz de ‘Emilia Pérez’
Fala de Karla Sofía Gascón sobre Fernanda Torres foi interpretada nas redes como uma violação das regras da premiação, que analisou a declaração

A nova polêmica do Oscar chegou aos ouvidos da Academia de Hollywood. Segundo a revista Rolling Stone, a organização analisou a declaração de Karla Sofía Gascón — que disputa com Fernanda Torres o Oscar de melhor atriz — em que ela insinua que pessoas no entorno da brasileira e de Ainda Estou Aqui estariam envolvidas em ataques a ela e a Emilia Pérez nas redes sociais. A organização, contudo, afirmou uma fonte ouvida pelo veículo, concluiu que a fala não viola o regulamento do Oscar, “já que nada depreciativo foi falado sobre o filme, a indicada ou a performance”.
Karla Sofía Gascón visitou o Brasil na última semana para divulgar o musical Emilia Pérez e deu diversas entrevistas para a mídia local. Em uma delas, soltou a declaração polêmica — que viralizou nas redes sociais e repercutiu na imprensa internacional. “Em nenhum momento você me verá falando mal de Fernanda Torres ou do filme de Fernanda Torres. Mas, por outro lado, existem pessoas que trabalham no entorno de Fernanda, que falam mal de mim e de Emilia Pérez. Equipes de redes sociais que trabalham ao redor dessas pessoas estão tentando diminuir o trabalho dos outros”, disse ela ao jornal Folha de S.Paulo.
A fala levantou questionamentos imediatos, já que o regulamento do Oscar proíbe que nomeados falem mal ou critiquem seus concorrentes, e não há indícios de que Fernanda ou sua equipe estejam envolvidas diretamente em ataques ao longa — que, vale destacar, é duramente criticado pelo público não só no Brasil, mas em diversos países da América Latina, especialmente no México, onde se passa a trama. Com a repercussão, Gascón negou que tenha se referido a pessoas “diretamente associadas” a Fernanda Torres, mas sim à “toxicidade e aos discursos de ódio violentos nas redes sociais”, e elogiou a brasileira. “Fernanda tem sido uma aliada maravilhosa, e ninguém diretamente associado a ela tem sido nada além de solidário e extremamente generoso”, disse em nota à imprensa.
Ainda que a Academia julgasse que a fala de Gascón quebra as regras da premiação, a atriz seguiria na disputa pela estatueta. Isso porque as sanções para casos como esse não envolvem a exclusão do páreo atual, mas podem levar a punições futuras — que vão de um ano de suspensão das indicações ao Oscar, na primeira ofensa, até a permanente expulsão da premiação, caso a regra seja quebrada novamente.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial