Namorados: Assine Digital Completo por 5,99
Imagem Blog

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca

O efeito inusitado – e macabro – da febre cor-de-rosa de ‘Barbie’

Em alguns países da América Latina, a 'barbiemania' foi longe em seu furor criativo

Por Gabriela Caputo Atualizado em 13 Maio 2024, 22h38 - Publicado em 22 ago 2023, 16h45

O filme Barbie estreou nos cinemas acompanhado de uma verdadeira febre cor-de-rosa: como parte de uma empenhada campanha de marketing da Mattel e da Warner Bros., foram licenciados inúmeros produtos com a imagem da boneca para diversas marcas ao redor do mundo. Evidentemente, nem todos os artigos que pegaram carona no sucesso são oficiais — a exemplo da pizzaria do interior da Paraíba que investiu em um sabor para lá de colorido, estampando Margot Robbie na tampa da caixa. Em El Salvador, o efeito da barbiemania foi bem mais inusitado (e macabro). Conforme reportou a agência Associated Press, uma casa funerária do país passou a oferecer caixões cor-de-rosa com figuras da boneca fixadas no forro.

Os caixões personalizados são uma aposta da Funerales Alfa y Omega, localizada na cidade Ahuachapán, perto da fronteira com a Guatemala. O proprietário Isaac Villegas contou à agência que a versão já era comercializada mesmo antes do filme, mas a forte comoção pela boneca que se espalhou pela América Latina o motivou a oferecer opções com imagens da boneca na parte interna, além de estrelinhas brancas. O esforço compensou: segundo Villegas, dez caixões da Barbie haviam sido vendidos até 4 de agosto, como parte de uma promoção — de acordo com a reportagem, muitos salvadorenhos costumam comprar um pacote pré-pago para enterro futuro. “Vamos ter mais caixões rosa, porque as pessoas estão pedindo por isso”, disse Villegas. A Alfa y Omega não foi a única: a funerária Olivares, em Durán, El Salvador, fez propaganda de seu caixão rosa com o slogan “para que você possa descansar como uma Barbie”. O vídeo fez sucesso no TikTok:

https://www.tiktok.com/@funeraria_olivares/video/7258086757810392325

Barbie já refletiu de forma macabra em outros momentos no continente. Em Lima, no Peru, por exemplo, manifestantes anti-governo vestiram duas mulheres de rosa e as colocaram em caixas gigantes de Barbie, como no filme, na praça principal da cidade. O protesto, que aconteceu no mês de julho, se posicionava contra a presidente Dina Boluarte: durante sua liderança, a polícia tem frequentemente entrado em confronto com manifestantes. Já no México, uma integrante do movimento que busca 112 000 pessoas desaparecidas no país passou a costurar roupinhas para criar uma Barbie customizada com o tema “Madre Buscadora”. Trata-se de uma referência às mães voluntárias que procuram túmulos que possam conter os corpos e restos mortais de seus filhos, largados em terrenos isolados. O objetivo era divulgar a situação dessas mulheres, desamparadas pelas autoridades e pela polícia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
DIA DOS NAMORADOS

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.