Indicados ao Oscar e mais: as principais estreias de fevereiro nos cinemas
Filmes como o polêmico 'Emilia Pérez' e a adorável animação independente 'Flow' são destaques da premiação que enfim chegam ao Brasil

O mês de fevereiro traz aos cinemas boa parte dos indicados ao Oscar que ainda não chegaram ao circuito brasileiro, além de duas sequências promissoras de franquias já estabelecidas. Confira os principais destaques da programação das próximas semanas:
Emilia Pérez
Quando: 6 de fevereiro
O mais indicado desta edição do Oscar, em 13 categorias, Emilia Pérez é o principal rival de Ainda Estou Aqui na disputa de melhor filme internacional. O musical moderno narra a jornada da personagem-título, chefe de cartel que decide abandonar o crime e, enfim, passar pela cirurgia de redesignação sexual com que tanto sonha. Após a transição, ela volta ao México sob a nova identidade para poder ver seus filhos e reparar o dano que causou como criminosa, agora em busca de corpos desaparecidos por conta do narcotráfico.
Bridget Jones: Louca Pelo Garoto
Quando: 13 de fevereiro
Quase dez anos após O Bebê de Bridget Jones, a adorável personagem inglesa volta às desventuras românticas como mulher de meia idade. Viúva e mãe solteira, ela descobre o mundo dos aplicativos de relacionamento e acaba cortejada tanto pelo jovem Roxster (Leo Woodall), quanto pelo professor de ciências de sua filha.
Capitão América: Admirável Mundo Novo
Quando: 13 de fevereiro
Na nova aventura do Capitão América, o famoso escudo do herói é agora empunhado por Sam Wilson (Anthony Mackie), antigo Falcão. Em busca do próprio caminho sob o título, o novato se encontra dividido quando uma conspiração global o faz duvidar de sua fidelidade ao presidente dos Estados Unidos, Thaddeus Ross. Interpretado por Harrison Ford, o político promete ser uma adição explosiva ao universo — e apresentará ao público o Hulk Vermelho.
O Brutalista
Quando: 20 de fevereiro
Empatado com o musical Wicked, O Brutalista é o segundo longa mais indicado nesta edição do Oscar, em dez categorias. O drama fictício imagina a jornada do judeu húngaro László Tóth (Adrien Brody) que foge da Europa durante a Segunda Guerra e vai para os Estados Unidos, onde planeja viver o sonho americano e recomeçar com seus projetos arquitetônicos. Idealizado como épico, o filme chama atenção também pelos 214 minutos de duração, nos quais um intervalo de 15 minutos é embutido.
Flow
Quando: 20 de fevereiro
Indicado a melhor animação — categoria que venceu no Globo de Ouro — e a filme estrangeiro, o longa letão acompanha um gato solitário que tem seu lar destruído por uma grande inundação e é resgatado por um barco administrado por diversos animais. A nave à la Arca de Noé então atravessa paisagens tão deslumbrantes quanto desafiadoras, forçando os marinheiros a superarem suas diferenças.
Um Completo Desconhecido
Quando: 27 de fevereiro
Concorrente em oito categorias do Oscar, o filme é uma biografia focada nos primeiros anos de carreira do músico Bob Dylan, notório por revigorar o folk americano com a guitarra elétrica e composições aclamadas — que lhe renderam até mesmo o Nobel de literatura em 2016. Quem o interpreta é Timothée Chalamet, acompanhado pelos coadjuvantes também indicados Edward Norton e Monica Barbaro.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial