“Essa Barbie tem Nobel”: o recado de Malala após assistir ao filme
A ativista, que ganhou o Nobel da Paz em 2014, postou uma foto na caixa cenográfica da boneca
A ativista paquistanesa Malala Yousafzai, de 26 anos, prêmio Nobel da Paz em 2014, foi assistir ao filme da Barbie e entrou na brincadeira ao postar uma foto dentro da caixa cenográfica da boneca. Na legenda, ela escreveu: “Essa Barbie tem um Nobel. Ele é só Ken”.
Malala estava ao lado do marido, o indiano Asser Malik, dirigente do órgão paquistanês responsável pelo esporte críquete. Eles são casados desde 2021. Malala ganhou o Nobel por sua luta pelo acesso à educação das mulheres. Ela sofreu um atentado a tiros quando tinha 15 anos ao voltar da escola. Ela foi alvejada por membros do Talibã, em Swat, uma região do Paquistão.
O fillme Barbie se tornou recentemente vítima do conservadorismo americano e também brasileiro. Políticos bolsonaristas e grupos evangélicos — que pedem até boicote. Eles acusam Barbie de deturpar os “valores familiares”, sendo mau exemplo para as crianças. O curioso é que, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, o filme recebeu classificação indicativa para maiores de 12 e 13 anos, respectivamente. Aqui, a definição se deve à presença de temas maduros, complexos para o entendimento dos pequenos, e algumas piadas de duplo sentido.