Cinema em janeiro terá ótimos filmes infantis e favoritos ao Oscar
Confira nove filmes que prometem aquecer as salas neste mês, com opções variadas para todos os gostos

Os indicados ao Oscar 2025 saem no dia 17 de janeiro, mas alguns filmes já têm lugares garantidos entre os indicados. É o caso do picante Anora, que vem somando prêmios desde sua estreia no Festival de Cannes, onde conquistou a Palma de Ouro, e o intrigante Conclave, que só cresce no burburinho que antecede a premiação. Em tempos de férias escolares, há também, claro, opções infantis que valem o ingresso para a diversão das crianças. Confira a seguir nove estreias que vão esquentar os cinemas em janeiro.
Nosferatu
Estreia: 2 de janeiro
Terror dirigido pelo aclamado diretor Robert Eggers, o mesmo de A Bruxa e O Farol, o longa faz uma releitura da trama clássica do vampiro monstruoso que ameaça todo um povoado por causa de sua obsessão por uma garota. O longa de tons escuros e cenas impactantes tem Lily-Rose Depp, Nicholas Hoult e Bill Skarsgård no elenco.
Babygirl
Estreia: 9 de janeiro
O drama erótico traz Nicole Kidman como uma poderosa CEO da indústria de tecnologia que arrisca sua profissão e seu casamento ao se envolver com um estagiário bem mais novo, vivido por Harris Dickinson. O longa da diretora Halina Reijn deve dar à atriz sua sexta indicação ao Oscar.
Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa
Estreia: 9 de janeiro
Com Isaac Amendoim no papel do protagonista, o filme vai encantar adultos e crianças que já se divertiram, em algum momento da vida, com as histórias em quadrinhos do caipira favorito da Turma da Mônica. A direção do longa é do Fernando Fraiha.
Baby
Estreia: 9 de janeiro
Do diretor Marcelo Caetano, o filme nacional premiado em Cannes segue a história de um jovem abandonado pelos pais que se envolve com um homem mais velho que o introduz ao mundo da prostituição. Com João Pedro Mariano e Ricardo Teodoro, o longa reflete sobre os conceitos de família, daquela que vem de sangue até as que são criadas por laços inesperados.
A Semente do Fruto Sagrado
Estreia: 9 de janeiro
Um dos grandes concorrentes do brasileiro Ainda Estou Aqui no Oscar, o filme do diretor iraniano Mohammad Rasoulof é um intrigante thriller político que usa o cenário real de protestos contra o regime autocrático do Irã para traçar uma história na qual um policial fica paranoico e passa a desconfiar das filhas e da esposa.
Maria Callas
Estreia: 16 de janeiro
Nova investigação do diretor chileno Pablo Larraín sobre a vida de mulheres famosas — é dele os filmes Jackie (2016), sobre Jacqueline Kennedy, e Spencer (2021), sobre a princesa Diana –, o longa retrata os últimos anos de vida da cantora de ópera Maria Callas, vivida aqui por Angelina Jolie. A atriz está contadíssima para ser indicada ao Oscar pela produção.
Conclave
Estreia: 23 de janeiro
No suspense do diretor Edward Berger, o ator Ralph Fiennes interpreta o cardeal responsável pela eleição de um novo papa. Ambientado principalmente no confinamento do conclave, o filme transita de forma instigante pelas curvas sinuosas que misturam poder e religião. A produção está entre as mais cotadas para ser indicada ao Oscar.
Anora
Estreia: 23 de janeiro
Do diretor badalado Sean Baker, o filme vencedor da Palma de Ouro traz Mikey Madison como uma dançarina erótica chamada Anora. A garota conquista o filho de um poderoso oligarca russo, relação que desencadeia uma série de eventos cômicos e ácidos que refletem dilemas de profissionais do sexo. O longa deve conquistar algumas indicações ao Oscar, entre elas de melhor filme e atriz para Mikey.
Paddington – Uma Aventura na Floresta
Estreia: 23 de janeiro
Na terceira aventura do famoso ursinho, ele vai voltar às origens deixando sua casa na Inglaterra para explorar seu país natal, o Peru. A saga, sempre apinhada de celebridades, dessa vez traz Olivia Colman e Antonio Banderas no elenco.