China reage ao ‘tarifaço’ de Trump com medida que pode devastar Hollywood
Administração cinematográfica do país asiático oficializou retaliação ao cinema americano em meio a guerra comercial entre os países

A administração cinematográfica da China anunciou, oficialmente, nesta quinta-feira, 10, que vai reduzir “moderadamente” a quantidade de filmes americanos importados para o país em resposta ao ‘tarifaço’ imposto por Donald Trump aos produtos chineses. “A ação equivocada do governo dos EUA ao impor tarifas abusivas sobre a China inevitavelmente reduzirá ainda mais a preferência do público doméstico pelos filmes americanos. Seguiremos as regras do mercado, respeitaremos a escolha do público e reduziremos moderadamente o número de filmes americanos importados“, informou o comunicado divulgado pela agência de notícias Reuters.
A possibilidade de uma retaliação chinesa voltada para Hollywood foi revelada no início da semana por veículos locais. Segundo a apuração de dois jornalistas chineses influentes, autoridades de Pequim ameaçavam colocar em prática múltiplos ataques à economia americana, incluindo “a redução ou banimento integral da importação de filmes dos Estados Unidos” em resposta às tarifas impostas pelo presidente americano ao país asiático. Agora, no entanto, a redução das importações foi oficializada pelo órgão responsável, aumentando a ameaça perante Hollywood.
Atualmente, o mercado chinês é uma das searas internacionais mais importantes para o sustento do cinema americano, já que concentra mais de 1,4 bilhão de pessoas. Lá, alguns filmes que tiveram desempenho decepcionante entre espectadores americanos acabam sendo resgatados. A lista de longas que arrecadaram mais dinheiro na China do que nos Estados Unidos inclui vários arrasa-quarteirões com ênfase em ficção científica, como Círculo de Fogo, Transformers 4 – A Era da Extinção, O Exterminador do Futuro: Gênesis e Megatubarão. O país também é parcela considerável de arrecadações históricas, tendo levantado 22,5% da bilheteria de Vingadores: Ultimato, 31,7% da de Velozes e Furiosos 8 e mais de 10% do fim de semana de estreia de Um Filme Minecraft.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial