Além de Fernanda Montenegro, quais brasileiros já disputaram o Oscar?
Para além da atriz e mãe de Fernanda Torres, expoentes nacionais já concorreram ao prêmio tanto por produções locais quanto estrangeiras

Se Fernanda Torres e Ainda Estou Aqui emplacarem indicações ao Oscar na próxima quinta-feira, 23 de janeiro, a comoção nacional será enorme. As chances de que representantes do país saiam da cerimônia com troféus nas categorias de melhor filme internacional e melhor atriz serão, afinal, maiores do que nunca. Por outro lado, esta não será a primeira passagem brasileira pela premiação. Ao todo, 17 expoentes do país já concorreram ao prêmio — e um venceu. Confira o histórico completo:
A única vencedora
Até hoje, apenas uma pessoa nascida no Brasil conseguiu segurar o próprio troféu do Oscar: a diretora de arte ítalo-australiana-brasileira Luciana Arrighi. Filha de um diplomata italiano, ela veio ao mundo no Rio de Janeiro em 1940, onde permaneceu por dois anos. Oficialmente, passou a infância na Austrália e não foi registrada como cidadã brasileira. Mesmo assim, atribui ao país parte do brilho de sua carreira.
A láurea veio em 1993 por Retorno a Howards End, filme inglês estrelado por Anthony Hopkins e Emma Thompson. Depois, ela ainda foi indicada em 1994 por Vestígios do Dia e em 2000 por Anna e o Rei. Ainda em atividade, a profissional de 84 anos nunca trabalhou em uma produção brasileira.
Quais filmes já concorreram a Melhor Filme Internacional?
Ao contrário de outras categorias, a disputa internacional não premia membros da equipe de um filme, mas seu próprio país de origem. Até hoje, apenas quatro longas-metragens daqui disputaram o título de melhor filme internacional: O Pagador de Promessas (1963), O Quatrilho (1996), O Que é Isso, Companheiro? (1998) e Central do Brasil (1999). A maior chance do país na categoria teria sido em 2004, se Cidade de Deus não estivesse inelegível. Apesar de garantir quatro indicações nas categorias principais após uma forte campanha, o filme de Fernando Meirelles já havia sido enviado como representante do Brasil para a cerimônia de 2003, na qual foi esnobado.
Os outros candidatos
Ao longo dos anos, múltiplos brasileiros concorreram a diferentes categorias por filmes nacionais e estrangeiros. Os indicados mais recentes são os diretores Alê Abreu (O Menino e o Mundo, 2016), Petra Costa (Democracia em Vertigem, 2020) e Pedro Kos (Onde eu Moro, 2022). Até hoje, Fernanda Montenegro permanece o único expoente do país a ter concorrido nas categorias de atuação. Confira a lista completa:
- Ary Barroso (Melhor Canção Original, por Brazil, 1945)
- Luiz Carlos Saldanha (Melhor Documentário, por Raoni, 1979)
- Tetê Vasconcellos (Melhor Documentário, El Salvador: Another Vietnam, 1982)
- Héctor Babenco (Melhor Diretor, por O Beijo da Mulher Aranha, 1986)
- Luciana Arrighi (Melhor Direção de Arte, por Retorno a Howard’s End, Vestígios do Dia e Anna e o Rei, 1993, 1994 e 2000)
- Fernanda Montenegro (Melhor atriz, por Central do Brasil, 1999)
- Paulo Machline (Melhor Curta-metragem em Live-action, por Uma História de Futebol, 2001)
- Carlos Saldanha (Melhor Curta-metragem de Animação e Melhor Filme de Animação, por Gone Nutty e O Touro Ferdinando, 2004 e 2018)
- Fernando Meirelles (Melhor Diretor, por Cidade de Deus, 2004)
- Bráulio Mantovani (Melhor Roteiro Adaptado, por Cidade de Deus, 2004)
- Daniel Rezende (Melhor Edição, por Cidade de Deus, 2004)
- João Jardim (Melhor Documentário, por Lixo Extraordinário, 2010)
- Juliano Salgado (Melhor Documentário, por O Sal da Terra, 2015)
- Alê Abreu (Melhor Filme de Animação, por O Menino e o Mundo, 2016)
- Petra Costa e Tiago Pavan (Melhor Documentário, por Democracia em Vertigem, 2020)
- Pedro Kos (Melhor Documentário de Curta-Metragem, por Onde Eu Moro, 2022)
O Oscar 2025 revela seus indicados às 10:30h de 23 de janeiro e a cerimônia está marcada para a noite de 2 de março.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial