Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca
Continua após publicidade

Além de ‘Divertida Mente’: 3 animações nada infantis sobre a psique humana

Confira alguns filmes profundos que transitam por teorias da psicologia na busca por traduzir as complexidades da mente

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 20 jul 2024, 08h00

Sucesso de bilheteria, o filme da Pixar Divertida Mente 2 vem arrebatando espectadores — e sendo combustível de memes online — ao transformar a Ansiedade em uma emoção dominante na mente da protagonista Riley, uma garota de 13 anos. Explorar os meandros da mente é uma atividade comum no mercado de animações. Confira a seguir três outros bons exemplos para ver em casa — especialmente se for para assistir entre adultos.

As Memórias de Marnie
Onde ver: na Netflix

O criativo Studio Ghibli já fez sua fama como casa de animações elegantes, peculiares e profundas, que tratam de temas como o luto, o amadurecimento, a depressão e até distúrbios alimentares – uma teoria que ronda o popular filme A Viagem de Chihiro. Ao contrário de Divertida Mente, contudo, as temáticas propostas pelo estúdio japonês não são óbvias, mas surgem nas camadas do roteiro. Entre eles está o belíssimo e pouco conhecido As Memórias de Marnie, filme capaz de deixar psicólogos de diversas vertentes entusiasmados. Na trama, uma garota passa um tempo no litoral com os tios e descobre uma casa abandonada, onde vive outra jovem, de longos cabelos loiros. A relação entre elas, aos poucos, se revela mais complexa, numa viagem que envolve conexões familiares do passado — com direito a uma cena em meio a uma tempestade que pode ser interpretada como uma incursão ao subconsciente da protagonista. 

Continua após a publicidade

Anomalisa
Onde ver: em plataformas de aluguel, como Amazon e Apple

Dirigido por Charlie Kaufman e Duke Johnson, a animação em stop motion é destinada aos adultos – e possui até uma cena de sexo curiosa entre os bonequinhos. Introspectiva e cativante, a trama segue Michael Stone, um palestrante motivacional desmotivado. Todas as pessoas que ele vê ao redor parecem ter o mesmo rosto e a mesma voz, exceto por Lisa, uma mulher que ele conhece em uma convenção e por quem se apaixona. Se no âmbito simbólico a história é sobre a monotonia da vida e os efeitos da solidão, na literatura científica o protagonista pode ser diagnosticado com a Síndrome de Fregoli, um distúrbio psicológico raro, no qual um indivíduo acredita que todas as pessoas ao redor são a mesma, delírio que afeta suas habilidades sociais.  

Continua após a publicidade

Soul
Onde ver: no Disney+

Quando está prestes a ter sua grande chance profissional, um músico de jazz cai em um bueiro e entra em coma. Sua alma acorda longe do corpo, em um estranho ambiente de treinamento para pequenas almas que ainda não nasceram na Terra. Enquanto transita por ali, ele analisa o quão desapontante foi sua trajetória até então – desilusão que o faz querer voltar desesperadamente para seu corpo, com o intuito de mudar tudo. Apesar das fofurices da Pixar em cena, o filme fala diretamente ao público adulto sobre preocupações como a busca por adequação, ter um propósito, lidar com a pressão social e o que significa ser alguém bem-sucedido e feliz – temas corriqueiros em boas sessões de psicoterapia.  

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.