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A polêmica sobre filmes brasileiros pré-selecionados para o Oscar 2025

A Academia Brasileira de Cinema divulgou lista de seis títulos nesta segunda-feira, 16, mas anúncio desagradou parte do público

Por Thiago Gelli 17 set 2024, 13h26

A Academia Brasileira de Cinema divulgou nesta segunda-feira, 16 de setembro, a lista de seis filmes pré-selecionados à indicação brasileira à categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2025, composta por Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, Cidade; Campo, de Juliana Rojas, Levante, de Lillah Halla, Motel Destino, de Karim Aïnouz, Saudade Fez Morada Aqui Dentro, de Haroldo Borges e Sem Coração ,de Nara Normande e Tião. A divulgação da seleção, porém, desgradou o diretor Aly Muritiba, de Deserto Particular, que protestou nos comentários  do Instagram: “Gente, meados de setembro e ainda estamos numa pré lista? Não aprendemos nada mesmo, né? A esta altura a maioria dos países já estão em campanha”. Até o momento, 47 países já selecionaram seus representantes.

A queixa de Muritiba foi apoiada com 150 curtidas e dezenas de outros comentários similares. Quem a respondeu foi a atriz e cineasta Bárbara Paz, diretora secretária da Academia. Se dirigindo ao colega, que é sócio acadêmico da associação, ela ressaltou que, “em pouco tempo, muita coisa mudou”: “Você nem sabia que tinha que inscrever teu filme para concorrer ao Oscar, ou nem sabia que existia uma Academia Brasileira de Cinema que fazia a seleção dos filmes. Lembra quem te indicou a fazê-la? Pois é, já andamos bastante”. Ainda em seu comentário, Bárbara diz que o quadro responsável pela decisão conseguiu “antecipar a data conforme permitido” e frisou que resta torcer para que o filme nacional escolhido chegue na lista de pré-selecionados elaborada pelo próprio Oscar. “Viva nosso cinema brasileiro”, concluiu.

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Em tréplica, Muritiba disse já ter conversado com a atriz sobre os prazos e que é de conhecimento geral “o quanto algumas semanas fazem diferença”. A reclamação ocorre pouco tempo após o sucesso de Ainda Estou Aqui  nos festivais de Veneza e Toronto, onde críticos da imprensa internacional elogiaram o longa e ressaltaram a atuação de Fernanda Torres como digna da atenção do Oscar. É difícil, portanto, imaginar que qualquer outro filme seja o escolhido para a vaga.

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