A esnobada em ‘Barbie’ que é mau presságio para filme na corrida ao Oscar
Filme recebeu meras 5 indicações ao BAFTA, prêmio que é considerado forte termômetro para a seleção da cerimônia hollywoodiana
A maior premiação de cinema do Reino Unido, o BAFTA, divulgou os indicados para sua edição de 2024 na manhã desta quinta-feira, 18 de janeiro. A lista, porém, chocou pela ausência de alguns dos favoritos da temporada de premiações até agora — em especial, Barbie, que acumulou meras 5 indicações e foi o sexto longa mais indicado da láurea. Junto a cerimônias como o SAG, o Critic’s Choice e o Globo de Ouro, o prêmio é um dos principais termômetros para o Oscar, sendo forte indicativo de quem tem reais chances de ganhar o homem dourado mais cobiçado de Hollywood.
O filme da boneca foi indicado às categorias de atriz, ator coadjuvante, design de produção, roteiro original e figurino. Já a diretora Greta Gerwig ficou de fora da disputa por direção e o longa, da disputa pelo troféu máximo, o de melhor filme. Apesar de não ser um atestado de falência na corrida até o Oscar, as poucas indicações acenam a uma chance menor de que o hit figure entre os títulos mais indicados à 96ª cerimônia do prêmio americano, que ocorre em 10 de março.
Outros desfalques da seleção britânica ameaçam as chances de indicação ao Oscar dos diretores Martin Scorsese e Yorgos Lanthimos, dos atores Andrew Scott e Charles Melton e das atrizes Lily Gladstone, Natalie Portman e Annette Bening. Oppenheimer, pelo contrário, se solidificou como favorito da corrida. Indicado a 13 categorias do BAFTA e grande vencedor dos prêmios já ocorridos em 2024, é difícil imaginar que o longa de Christopher Nolan saia de mãos abanando de qualquer evento glamouroso em que troféus são distribuídos.
O BAFTA está marcado para 18 de fevereiro e será apresentado por David Tennant, astro célebre de Doctor Who.
Tela Plana para novidades da TV e do streaming
O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial