Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Educação em evidência

Por João Batista Oliveira Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O que as evidências mostram sobre o que funciona de fato na área de Educação? O autor conta com a participação dos leitores para enriquecer esse debate.
Continua após publicidade

Teresina: 1º lugar dentre as capitais na Prova Brasil, no 5º e 9º anos

Com o menor custo por aluno dentre as capitais, Teresina se destaca na Prova Brasil, à frente de outras redes municipais de ensino do seu porte.

Por Leonardo Souza 11 set 2018, 14h34

Nem o MEC nem a imprensa destacaram os resultados da rede municipal de Teresina na Prova Brasil de 2017. O município saiu-se em primeiro lugar dentre as capitais no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa.

Em Matemática, no 5º ano, a rede municipal de Teresina evoluiu do 10º lugar em 2013 para o 3º lugar em 2015 e para o 1º lugar em 2017 dentre as capitais brasileiras. No 9º ano, na mesma disciplina, a cidade saiu do 7º lugar em 2013 para o 5º em 2015 e para o 1º em 2017. Já em Língua Portuguesa, no 5º ano, a evolução no ranking das capitais foi do 11º lugar em 2013 para o 4º em 2015 e o 1º em 2017. No 9º ano, na mesma disciplina, a cidade saltou do 6º lugar em 2013 para o 4º em 2015 e o 1º em 2017.

O avanço no 9º ano parece ser independente do avanço no 5º ano, pois os alunos que concluíram o 5º ano em 2017 ainda não estavam num patamar suficientemente elevado para explicar o avanço no 9º ano. Embora o salto agora tenha sido maior, ele se apoia em saltos consistentes nas duas últimas rodadas.

Para apreciar devidamente esse caso, é preciso levar em consideração algumas características do município. Trata-se de uma capital com mais de 800 mil habitantes e com uma das maiores proporções de alunos na rede pública municipal (64% nas séries iniciais e 45% nas séries finais do Ensino Fundamental).

Também é o município com menor custo por aluno dentre as capitais. Teresina gasta 6.600 reais por aluno por ano, e a média das capitais é de 9.934 reais por aluno por ano. Teresina é o município que consegue a média mais elevada nas provas, quando comparado com redes municipais de ensino de seu porte. Já em termos de PIB per capita, o Piauí situa-se entre os três últimos colocados. Esses fatores ilustram que os desafios, em Teresina, são maiores do que os enfrentados por municípios de porte equivalente em população e número de matrículas na rede municipal.

Continua após a publicidade

O resultado de Teresina é robusto, decorre de um processo de reforma que vem sendo desenvolvido há algum tempo, mas que vem se tornando mais consistente nos últimos anos.

As intervenções ali realizadas têm orientação e características semelhantes ao que se fez em Sobral (CE) – tanto nas séries iniciais quanto nas séries finais. Elas consistem de uma mistura de estratégias pedagógicas baseadas em evidências e de gestão focada na implementação dessas estratégias.

A implementação ainda não atingiu tanta consistência e rigor quanto em Sobral. A disparidade entre o resultado das escolas ainda é elevada. Mas, diferentemente do caso de Sobral, o sucesso de Teresina demonstra que a adoção de estratégias adequadas pode começar a resultar em avanços significativos num espaço de quatro a seis anos. Isso é inteiramente consistente com a experiência internacional.

Ou seja, hoje já dispomos de conhecimentos e experiências para dar saltos de qualidade significativos em espaços de tempo relativamente curtos. É uma esperança para quem quiser avançar. E constitui um alerta para quem tenta reinventar a roda.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.