Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Educação em evidência

Por João Batista Oliveira Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O que as evidências mostram sobre o que funciona de fato na área de Educação? O autor conta com a participação dos leitores para enriquecer esse debate.
Continua após publicidade

Revisitando Sobral

Por que nenhum município brasileiro consegue repetir o feito de Sobral, cidade do interior cearense que há anos ocupa o 1º lugar na Prova Brasil?

Por João Batista Oliveira 30 jan 2019, 13h02

Um convite para proferir palestras sobre alfabetização, desenvolvimento da fluência de leitura e compreensão de textos para professores, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas públicas de Sobral (CE) no início desta semana me compele a refletir a respeito de um tema intrigante: por que nenhum município brasileiro consegue repetir o feito de Sobral?

A meu ver, o grande feito de Sobral não é o fato de obter as melhores notas de todo o país na Prova Brasil no 5º e 9º anos do ensino fundamental, mas de conseguir operar uma rede de escolas, todas elas com um elevado padrão de desempenho. E isso de forma contínua e, ao que tudo indica, sustentável.

Em virtude do seu sucesso, a cidade virou destino de romaria educacional: centenas de prefeitos, secretários e técnicos participam das visitas organizadas mensalmente. Mas a pergunta permanece: por que, apesar de tanto interesse e visitas, nenhum município repete o feito?

Resumida no espaço que permite um blog, compartilho com os leitores a minha interpretação para esse intrigante fato. Conheço a história da reforma educativa de Sobral desde o seu início, ainda no século passado, e participei de vários momentos dela. Até hoje Sobral utiliza – de maneira exemplar e com resultados consistentes e elevados – o Programa Alfa e Beto de Alfabetização. E temos outras parcerias em curso. Com base nisso, apresento minha visão das razões do avanço de Sobral. E concluo especulando sobre as razões pelas quais outros municípios não conseguem o mesmo feito.

Três conjuntos de características da história da reforma educativa de Sobral me chamam a atenção. O primeiro conjunto refere-se ao “o que fazer”. Sobral consegue definir prioridades relevantes, manter foco no essencial e só tomar iniciativas que poderão ser aplicadas para toda a rede. O segundo conjunto se refere ao “como fazer”. Sobral consegue convencer e envolver as pessoas sobre as ideias a serem implementadas, fazer uma coisa de cada vez, manter rigor na implementação e gerenciar com gestores competentes e com base em resultados. Além disso, não “inunda” a escola com projetos avulsos. O terceiro conjunto se refere à estratégia. Sobral não reinventa a roda – busca o que considera como sendo das soluções as mais adequadas, apropria-se das mesmas sem negar a contribuição original e incorpora progressivamente as inovações de maneira consistente com o todo. Fácil de resumir, difícil de fazer.

Continua após a publicidade

Resta a pergunta: isso é tão difícil de imitar? Por que nenhuma outra rede municipal de ensino reproduz o feito? Vinte e tantos anos depois, hoje dispomos de muito mais conhecimento e de instrumentos já testados que permitiriam a um município obter resultados em prazos muito mais curtos do que ocorreu em Sobral. Onde estão os entraves?

A meu ver há dois motivos principais. O primeiro é não entender o que acontece em Sobral. As pessoas se maravilham com determinadas características aparentes e não perguntam nem se interessam pelo que está por trás – o essencial é invisível aos olhos. A segunda é o erro clássico de querer imitar o que existe hoje em Sobral e não entender e adaptar, de forma consistente, processos que podem levar ao sucesso, a partir da realidade de cada um.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.