Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Educação em evidência

Por João Batista Oliveira Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O que as evidências mostram sobre o que funciona de fato na área de Educação? O autor conta com a participação dos leitores para enriquecer esse debate.
Continua após publicidade

Professores, doutores e o mestre Boechat

Ricardo Boechat tinha um olho privilegiado para a notícia. Seu olhar era o da criança que consegue ver e dizer que o rei está nu. Sem papas na língua.

Por João Batista Oliveira 12 fev 2019, 13h21

Professores e doutores há muitos. Mestres são poucos. Boechat foi um deles. Foi um homem inteiro, e isso se revela na maneira íntegra de lidar com os fatos e apresentá-los ao público de maneira simples, direta e objetiva, mas comprometida com uma postura ética.

Boechat tinha um olho privilegiado para a notícia. Seu olhar era o da criança que consegue ver e dizer que o rei está nu. Esse olhar deriva de seu compromisso com os fatos, mas é indissociável da sua perspectiva de vê-los a partir da visão do homem comum. Por isso, eles vinham despojados de racionalizações e filtros ideológicos. E consequentemente, não era politicamente correto, especialmente em relação aos poderosos. Daí surge o jornalista corajoso e “sem papas na língua” quando se trata de dar nome aos bois.

Mestres deixam marcas no que fazem, especialmente nos seus discípulos. Boechat foi um modelo para os jornalistas. Mas para mim ele foi um grande mestre-educador da sociedade. Merece o reconhecimento e o respeito de todos.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.