Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Educação em evidência

Por João Batista Oliveira Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O que as evidências mostram sobre o que funciona de fato na área de Educação? O autor conta com a participação dos leitores para enriquecer esse debate.
Continua após publicidade

Nobel da Economia e a formação de elites

O desenvolvimento de alunos de alto talento constitui investimento em capital humano de alta rentabilidade. Mas como identificar esses talentos?

Por João Batista Oliveira 13 out 2021, 11h30

E o Nobel de Economia vai para… David Card, Joshua Angrist e Guido Imbens!

Neste post, destaco um dos trabalhos relativamente recentes (2018) de David Card, escrito em colaboração com Laura Giuliano. O trabalho se refere à análise de estratégias para identificar alunos de alto talento dentre as minorias – tipicamente os alunos talentosos provenientes de grupos sociais e econômicos menos favorecidos.

Cabe indagar: por que um Prêmio Nobel se preocupa com esse tema? A resposta é simples e conhecida: o desenvolvimento das pessoas de alto talento cognitivo constitui investimento em capital humano de alta rentabilidade. A qualidade das elites – dos 3 ou 5% melhores de um país – está associada a uma série de benefícios econômicos como taxa e ritmo de crescimento.

Desde a Antiguidade, vários povos, nações e países usam estratégias diferentes para cuidar – ou exterminar – suas elites. O sistema educacional é um desses mecanismos. Os resultados dos testes do Pisa nos permitem entender e comparar o desempenho das elites dos diversos países. O desempenho das elites brasileiras no Pisa é tragicamente medíocre – a nota de nossos alunos de elite se compara com a nota média dos alunos de países-membros da OCDE. Em alguns países da Ásia, o desempenho dos melhores está um desvio-padrão acima dos melhores alunos brasileiros – uma distância como daqui a Marte.

É fato que temos imensos problemas na base, imensas desigualdades. Uma das mais cruéis são as limitadas oportunidades existentes para identificar precocemente e apoiar alunos de alto talento. Quando observamos os resultados do ENEM, por exemplo, podemos verificar que apenas 13% dos 10% melhores alunos provêm de famílias de níveis nível socioeconômicos mais baixos. Cotas de acesso atenuam o acesso dos mais carentes à Universidade, mas fica para trás uma legião de talentos potenciais.

O Brasil possui vários projetos e instituições devotados a essa causa. O prêmio dado a Card deve nos encorajar a ir além e fazer muito mais. A identificação universal dos alunos – objeto do estudo de Card – só faz sentido se ela for seguida de estratégias adequadas de identificação e atendimento desde muito cedo. Diversos municípios brasileiros teriam plenas condições de avançar nessa direção. Os instrumentos para tanto estão disponíveis. Estamos mobilizando pessoas e grupos interessados em avançar no tema. Vamos trazê-lo para a pauta de prioridades do país?

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.