Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Educação em evidência

Por João Batista Oliveira Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O que as evidências mostram sobre o que funciona de fato na área de Educação? O autor conta com a participação dos leitores para enriquecer esse debate.
Continua após publicidade

Consensos sobre como alfabetizar

As notas abaixo resumem como estão as políticas e recomendações sobre o tema. Afinal, o que pode ser feito para avançar a alfabetização no Brasil?

Por João Batista Oliveira Atualizado em 16 Maio 2019, 10h57 - Publicado em 15 Maio 2019, 17h53

Nos dias 14 e 15 de maio participei da 5ª Jornada de Alfabetização promovida por um grupo de estudiosos do tema liderados por pesquisadores da UFRN e da UFRGS.

As notas abaixo resumem o estágio em que se encontram as políticas e recomendações sobre o tema:

• Desde a pré-escola é preciso ensinar o princípio alfabético e ajudar os alunos a adquirir a capacidade de analisar as palavras (oralmente) para nelas identificar seus componentes fonológicos, as sílabas e, depois, os fonemas.

• As atividades orais que ajudam a tomar consciência dos fonemas, isto é, desenvolver a consciência fonêmica devem ser associadas a atividades escritas e de pronúncia das palavras.

• O estudo das correspondências grafema/fonema deve começar desde a pré-escola. Nos dois primeiros meses é preciso apresentar aos alunos pelo menos 12 a 15 correspondências, incluindo as vogais, para que eles possam começar a decodificar com autonomia.

Continua após a publicidade

• É preciso usar textos em que pelo menos 50% das palavras sejam decodificáveis, ou seja, correspondam aos grafemas já estudados.

• É preciso fazer exercícios regulares de escrita, de preferência na forma de ditados.

• É preciso fazer os alunos lerem em voz alta.

Continua após a publicidade

• A análise fonológica e o estudo das correspondências grafema/fonema devem continuar enquanto o aluno demonstrar dificuldade de ler as palavras – independentemente da série escolar.

Um detalhe: esta lista se refere ao nível de consenso de especialistas e professores na França e foram retiradas do site do Ministério da Educação daquele país. Ela foi apresentada no referido seminário por Jean-Emile Gombert. Em 2003, Gombert, junto outros pesquisadores, participou da elaboração de um relatório com recomendações que apresentam os princípios gerais que fundamentam essas práticas, e que foram apresentadas em Brasília, na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. Não é por falta de evidências, conhecimento, experiências exitosas ou de informação que a alfabetização não avança no Brasil.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.