Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

CannabiZ

Por André Sollitto e Ricardo Amorim Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Novidades e reflexões sobre o mercado da cannabis legal, no Brasil e no mundo
Continua após publicidade

A decisão final da agência mundial antidoping sobre maconha no esporte

Após polêmica envolvendo a atleta americana Sha'Carri Richardson, a Wada prometeu revisar as punições e a política de consumo da cannabis

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 23 set 2022, 09h55

Em junho de 2021, a atleta americana Sha’Carri Richardson venceu com folga a etapa classificatória para os Jogos Olímpicos de Tóquio ao correr 100 metros em 10.86 segundos. Mas ficou de fora da competição mundial depois de testar positivo para uso de cannabis. A suspensão causou revolta no esporte e a Agência Mundial Antidoping (Wada) se comprometeu a fazer uma revisão das regras sobre o uso da erva. Mas o resultado divulgado nesta sexta-feira (23) mantém a cannabis como uma substância ilegal.

Segundo a Wada, o uso de maconha “viola o espírito do esporte”. Mas a instituição afirmou que vai continuar monitorando o tema. “A Wada está ciente da diversidade de opiniões e percepções relacionadas a essa substância em todo o mundo, e até mesmo dentro de alguns países”, afirmou o diretor geral, Olivier Niggli. “Planejamos continuar a pesquisa nesta área em relação aos potenciais efeitos de melhoria de desempenho, impacto na saúde dos atletas e também em relação às percepções de cannabis pelos atletas e especialistas em todo o mundo”, concluiu.

O período de suspensão dos atletas já foi reduzido de dois anos para um a três meses, mas ativistas do uso da cannabis ainda afirmam que é preciso revisar a política. O problema, segundo os órgãos responsáveis, é que o uso da cannabis ainda é ilegal em muitos países do mundo. No Reino Unido, por exemplo, quem é pego com a erva pode passar até cinco anos na prisão. No Brasil, o porte para uso individual não é crime, mas há muita controvérsia sobre a quantidada permitida, já que a lei não estabelece parâmetros claros.

Além da Cannabis, a Wada também afirmou que o analgésico opióide Tramadol entrará para a lista de substâncias banidas do esporte a partir de 2024 por conta de sua capacidade de provocar dependência grave.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.