Aliado de ACM Neto sobe três pontos no Ibope após protesto do DEM
José Ronaldo foi de 7% para 10% após partido afirmar ter dados que contrariavam levantamento de instituto; governador Rui Costa (PT) tem 61%
Depois de o DEM contestar a última pesquisa Ibope divulgada na semana passada, o candidato do partido ao governo da Bahia, José Ronaldo, cresceu 3 pontos porcentuais na comparação com o levantamento anterior, segundo consulta divulgada nesta quarta-feira (26).
De acordo com o Ibope, o governador da Bahia e candidato à reeleição, Rui Costa (PT), tem 61% das intenções de votos contra 10% de José Ronaldo, que é aliado do presidente nacional do DEM e prefeito de Salvador, ACM Neto.
A pesquisa anterior apontava o petista com 60% contra 7% de José Ronaldo. O DEM protestou e informou que acionaria a Justiça contra o Ibope, com o argumento de que levantamentos internos mostravam que o candidato tinha números mais expressivos.
Candidato do PRTB, João Henrique manteve os 2% das intenções de votos. Marcos Mendes (PSOL), João Santana (MDB) e Célia Sacramento (Rede) permaneceram com 1%. Já Orlando Andrade (PCO) não pontuou.
Os números de votos brancos e nulos caíram de 17% para 13%. Já não sabe ou não respondeu somam 11%. A nova pesquisa, registrada sob os números BA-08144/2018 e BR‐00231/2018, ouviu 1.512 pessoas, 504 a mais do que na consulta anterior. O levantamento foi encomendado pela TV Bahia, afiliada da TV Globo. A margem de erro é de 3%. O nível de confiança utilizado é de 95%.
Senado
Na briga pelo Senado, o ex-governador da Bahia Jaques Wagner (PT) manteve a liderança e subiu de 41% para 43% das intenções de votos. Já o candidato oposicionista Irmão Lázaro (PSC) cresceu de 22% para 26%.
Da base petista, Angelo Coronel (PSD) também pulou de 15% para 22%. O tucano Jutahy Magalhães Júnior subiu de 11% para 14%.
Jorge Viana (MDB), Fábio Nogueira (PSOL) e Comandante Rangel (PSL) têm 4%, cada um. Marcos Maurício (DC) aparece com 2%. Francisco José (Rede) subiu de 1% para 2%. Adroaldo dos Santos (PCO) e Celsinho Cotrim registraram 1%.
Brancos e nulos para a primeira vaga somam 18%, e 27% para a segunda. Não sabe ou não responderam chegaram a 31%.