Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Augusto Nunes

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Quem é que não consegue formular uma frase com sentido, nem juntar sujeito, verbo e predicado? A resposta está no vídeo

No vídeo de 3:12, o entrevistado do programa Roda Viva enfileira com inclemente sinceridade um punhado de constatações que, conjugadas, produzem um nítido retrato 3×4 da figura que ocupa a Presidência da República. Três exemplos: 1. “É uma pessoa abúlica, sem nenhum valor, sem nenhum sentido ético, sem nenhum critério intelectual, sem nenhuma educação, não-alfabetizada. […]

Por Augusto Nunes Atualizado em 31 jul 2020, 04h19 - Publicado em 7 mar 2014, 09h38

No vídeo de 3:12, o entrevistado do programa Roda Viva enfileira com inclemente sinceridade um punhado de constatações que, conjugadas, produzem um nítido retrato 3×4 da figura que ocupa a Presidência da República. Três exemplos:

1. “É uma pessoa abúlica, sem nenhum valor, sem nenhum sentido ético, sem nenhum critério intelectual, sem nenhuma educação, não-alfabetizada. Eu considero não-alfabetizada aquela pessoa que não aprendeu a linguagem do seu grupo”.

2.  “Não consegue formular uma frase, não consegue juntar sujeito, verbo e predicado. O que estou dizendo não é uma  brincadeira”. 

3. “Não consegue fazer uma frase com sentido, não consegue que esta frase combine com a segunda frase, e, evidentemente, não consegue formar um período. Sem nenhuma brincadeira: como é que você espera que uma pessoa com essa absoluta incapacidade seja coerente com o dia seguinte? Ela não tem a menor noção do que está acontecendo”. 

Algum entrevistado livrou-se do farisaísmo epidêmico e resolveu radiografar sem circunlóquios a cabeça baldia de Dilma Rousseff? Algum político da oposição enfim voltou das férias para mostrar as coisas como as coisas são?  Alguém enfim enxergou a nudez obscena da rainha do castelo de cartas? Nada disso. É o grande Millôr Fernandes desenhando, em pinceladas irretocáveis, a face escura e a alma barata do então presidente José Sarney.

Continua após a publicidade

O que diria Millôr da mulher perto de quem até o jaquetão de Sarney fica parecido com o chapéu gelô de Winston Churchill? Para a sorte de Dilma Rousseff, o maior pensador brasileiro não viveu para eviscerar outra prova contundente de que, no Brasil, o que está péssimo sempre pode ficar muito pior.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=X_tkbDnRKhY?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&w=425&h=344%5D

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.