Maria do Rosário vence a eleição de outubro e dedica o troféu aos jornalistas estatizados, colunistas federais e humoristas amestrados
“Dedico o troféu a todos os jornalistas estatizados, colunistas federais e humoristas amestrados”, emocionou-se Maria do Rosário ao ser oficialmente informada da conquista do título de Homem sem Visão de Outubro. “Eles sabem exatamente como deve ser uma notícia, uma análise e uma charge: a favor, a favor ou a favor do governo”, A ministra dos […]
“Dedico o troféu a todos os jornalistas estatizados, colunistas federais e humoristas amestrados”, emocionou-se Maria do Rosário ao ser oficialmente informada da conquista do título de Homem sem Visão de Outubro. “Eles sabem exatamente como deve ser uma notícia, uma análise e uma charge: a favor, a favor ou a favor do governo”, A ministra dos Direitos Humanos até ensaiou seu primeiro sorriso quando soube que foi vitoriosa na disputa entre mulheres mais acirrada da história do HSV.
Segundo amigos íntimos, a campeã quase conseguiu dar uma risadinha ao ouvir que derrotara ─ por menos de 100 votos ─ a temível Paula Lavigne, representante do grupo de artistas que lutam pela preservação da censura prévia de livros biográficos. “A chefa está muito orgulhosa por ter entrado na galeria de mulheres que foram promovidas a Homem sem Visão”, disse um dos 112 assessores especializados em Direitos Humanos dos Companheiros. “Ela disse que, desde criancinha, queria ser igual a gente como Dilma Rousseff, Ideli Salvatti, Marta Suplicy ou Marilena Chauí. Agora conseguiu”.
A vencedora recebeu o apoio de 1.577 eleitores (31% do total de 5.121). Paula Lavigne foi a segunda colocada (1.489 votos, ou 29%). Em nota oficial, o grupo Procure Saber protestou contra o que qualifica de “uso inadequado de material eleitoral” por parte da Comissão Organizadora. A direção da entidade alega que não foi suficientemente divulgado o vídeo-jogral em que Roberto Carlos, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque garantem que não merecem ser acusados de censores só por defenderem a censura.
O terceiro lugar ficou com Aloizio Mercadante (869 votos, ou 17%), seguido por Ciro Gomes (442 votos, ou 9%), Edison Lobão (417 votos, ou 8%) e João Santana (232 votos, ou 5%). A lanterninha foi a juíza Clarice Maria de Andrade (95 votos, ou 2%), que virou celebridade por ter mantido numa prisão masculina de Abaetetuba, no Pará, uma adolescente de 15 anos.
Foi uma eleição de tirar o fôlego, leitores-eleitores! Mais uma comovente demonstração de civismo e discernimento! A disputa pelo troféu de novembro já começou! Que vença o pior!