Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Temperatura mais alta da história pode ter sido registrada nos EUA

Parque californiano alcançou os 54,4°C em meio à onda de calor no país; número passará por revisão antes de recorde ser confirmado

Por Sabrina Brito Atualizado em 17 ago 2020, 16h10 - Publicado em 17 ago 2020, 14h34

Os Estados Unidos podem ter registrado a maior temperatura já detectada de forma confiável na história do planeta. A marca de 54,4°C aconteceu no domingo 16, durante uma onda de calor que avança sobre a costa oeste do país, mas ainda é preliminar. O dado será verificado pelo Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA e só depois o recorde poderá ser confirmado.

A marca teria sido batida no Parque Nacional do Vale da Morte, parque da Califórnia. Até agora, o recorde oficial era de 54°C, registrado no mesmo local. Embora temperaturas mais altas já tenham sido relatadas, nenhuma delas foi totalmente legitimada por um órgão confiável.

Em 1931, a temperatura de 55°C foi atingida na Tunísia. Contudo, especialistas afirmam haver graves problemas de credibilidade no registro da marca. Um pouco antes, em 1913, o Parque Nacional do Vale da Morte chegou a 56,6°C — leitura que também não foi oficializada.

É importante lembrar que, devido ao agravamento do aquecimento global causado pelas atividades humanos, a quebra de recordes de temperatura tem se tornado cada vez mais comum. Ainda no começo de 2020, por exemplo, o continente antártico chegou aos 20°C pela primeira vez na história, preocupando cientistas e leigos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.