Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Quatro efeitos que acompanham o recorde de temperatura no Polo Sul

A Antártica nunca esteve tão quente no mês de fevereiro

Por Da Redação Atualizado em 4 jun 2024, 14h42 - Publicado em 28 fev 2020, 06h00

– Clima californiano
A Antártica nunca esteve tão quente no mês de fevereiro. No dia 13, o cientista brasileiro Carlos Schaefer registrou um novo recorde de temperatura no continente, com a marca de 20,75 graus. Na mesma data, os termômetros no Polo Sul do planeta marcavam números semelhantes aos de Los Angeles, na ensolarada Califórnia. A temperatura na Antártica se manteve quase nesse patamar nos dias seguintes ao registro desse recorde.

– Nova média
A Nasa, a agência espacial americana, calcula que a recente onda de calor possa ter derretido 20% de toda a neve acumulada no Polo Sul durante o verão antártico. E é bom se acostumar com isso. Segundo os pesquisadores, os termômetros podem registrar altas semelhantes de temperatura nos próximos anos devido aos impactos das mudanças climáticas no planeta.

– Subida das marés
Desde 2006, a elevação das temperaturas provocou a perda de 430 bilhões de toneladas de gelo na Antártica e na Groenlândia. Outro efeito colateral das mudanças climáticas: durante o século XX o nível das marés aumentou 15 centímetros. De acordo com estimativas dos especialistas, o fenômeno continuará ocorrendo neste século, em ritmo preocupante.

– Juízo final
Os cientistas encontraram recentemente água morna pela primeira vez sob a “geleira do dia do juízo final” na Antártica — apelido dado a um dos volumes de gelo que sofreram maior nível de derretimento no Polo Sul. O fenômeno pode desencadear o desabamento de 74 000 quilômetros quadrados de gelo, liberando uma massa de tamanho equivalente ao dos territórios da Flórida ou da Grã-Bretanha. Com isso, o nível do mar pode subir mais de 50 centímetros.

Publicado em VEJA de 4 de março de 2020, edição nº 2676

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.