Previsão de tempo antecipa volta de astronautas americanos para a Terra
Butch Wilmore e Suni Williams se despediram da Estação Espacial Internacional na madrugada desta terça-feira, 18

Os astronautas da Nasa Butch Wilmore e Suni Williams estão a caminho da Terra na terça-feira, 18, a bordo de uma cápsula SpaceX Crew Dragon. A partida marcou o fim de uma estadia de nove meses na Estação Espacial Internacional (ISS), muito além do planejado originalmente. A dupla, acompanhada por outros dois astronautas da missão Crew-9, desacoplou da estação espacial às 2h, iniciando uma jornada de 17 horas de volta ao planeta. A viagem foi antecipada devido à previsão de tempo ruim para o fim de semana na região onde a amerissagem acontecerá.
Fazem parte da missão de retorno: Williams, Wilmore, além do comandante Nick Hague e do cosmonauta da Roscosmos Aleksandr Gorbunov. A tripulação deve amerissar na costa da Flórida, às 18h57. “A tripulação-9 está indo para casa”, disse o comandante Hague de dentro da cápsula enquanto ela lentamente recuava e se afastava da estação.
O que era para ser uma missão de teste de aproximadamente uma semana para a nova nave Starliner da Boeing se transformou em uma odisseia espacial. Wilmore e Williams, ambos veteranos astronautas e ex-pilotos de teste da Marinha dos EUA, foram lançados em junho a bordo da Starliner. No entanto, problemas com o sistema de propulsão da nave levaram a uma série de adiamentos no retorno, culminando em uma situação inusitada: a Nasa decidiu trazê-los de volta em uma nave da concorrente SpaceX.
Durante a estadia prolongada na ISS, a tripulação da Crew-9 manteve uma rotina de pesquisas científicas e manutenção da estação. Antes do retorno, os astronautas realizaram os procedimentos padrão, incluindo testes de pressão, comunicações e vedação da cápsula.
Perdidos no espaço
Wilmore e Williams acumularam 286 dias no espaço. Williams, em seu terceiro voo espacial, atingiu um total de 608 dias, o segundo maior tempo para um astronauta americano, atrás apenas de Peggy Whitson. Os astronautas serão submetidos a exames de saúde no Johnson Space Center da Nasa, em Houston, um procedimento padrão após longas permanências no espaço, que podem afetar o corpo humano de diversas formas.
A Nasa segue um protocolo rigoroso de rotação de astronautas na ISS. Wilmore e Williams só puderam iniciar sua jornada de volta após a chegada de seus substitutos, a tripulação da Crew-10, garantindo assim a manutenção de um número adequado de pessoal na estação.
Williams disse aos repórteres no início deste mês que estava ansiosa para voltar para casa para ver seus dois cães e família. “Tem sido uma montanha-russa para eles, provavelmente um pouco mais do que para nós”, disse ela.
A ISS, um laboratório de pesquisa do tamanho de um campo de futebol orbitando a Terra, representa um marco na cooperação internacional, abrigando astronautas de diversos países há quase 25 anos. A missão de Wilmore e Williams, apesar dos contratempos, reforça a resiliência e adaptabilidade do programa espacial.