ONU alerta que os últimos 8 anos foram os mais quentes da história
Secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que “serão necessárias ações ambiciosas e credíveis" para enfrentamento do aquecimento global
A Organização Meteorológica Mundial (ONU) alertou neste domingo, 06, durante a abertura da Conferência do Clima da ONU, a COP 27, que os últimos oito anos foram o período mais quente registrado na história.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que “serão necessárias ações ambiciosas e credíveis” para reverter essa situação alarmante. “No início da COP 27, nosso planeta nos envia um sinal de alarme”, discursou no evento de maior relevância global sobre clima que reúne diversos chefes de estados para discutir e propor soluções de enfrentamento ao aquecimento. A temperatura da terra já é 1,15 °C graus mais elevada comparada à era pré-industrial.
Segundo os cientistas, a cada décimo de grau de aumento na temperatura aumentam-se as chances de eventos climáticos extremos como inundações, ciclones e furacões. O nível dos oceanos aumentou 10 milímetros desde janeiro de 2022, um aumento de 10% comparado às medições dos últimos 30 anos.
A avaliação final sobre a temperatura global dos últimos oito anos será (2015-2022) concluída no final de 2023, mas a ONU antecipa que provavelmente será o período mais quente já registrado. Este ano está sendo um dos mais quentes devido ao fenômeno oceânico La Niña, mas o efeito que é passageiro não reverta tendência global de longo prazo de ver as temperaturas médias aumentando se ações e medidas urgentes não forem tomadas pelos países.