Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

O que é pangolim? Google homenageia o animal no Dia dos Namorados

Ele é o único mamífero totalmente coberto de escamas e conhecido por seu o animal mais traficado do mundo

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 21h38 - Publicado em 12 jun 2017, 12h06

O pangolim, o único mamífero totalmente coberto de escamas do mundo, ganhou uma homenagem do Google neste Dia dos Namorados 2017. Com o tema “O amor dos pangolins”, o doodle é um jogo com quatro fases – em cada uma o pangolim, animal que vive em zonas tropicais da Ásia e África, deve coletar itens para agradar seu namorado.

Cada etapa traz o nome de um país e uma tarefa: em Gana, o bicho coleta ingredientes para um bolo; na Índia, recolhe notas musicais para uma canção; na China, aprende a dançar; e nas Filipinas, colhe flores para um buquê. Os locais não são aleatórios: o pangolim é o animal mais traficado do mundo, e os países escolhidos pelo Google são algumas das regiões de onde o animal é nativo. Ao chegar a lugares como o Vietnã, a exótica carne dos pangolins se torna uma cara iguaria e suas escamas se transformam em produtos medicinais, pois, acredita-se, elas são capazes de curar males como câncer. Devido à caça, o animal é considerado uma espécie em extinção.

O que é pangolim

O doodle é uma maneira de fazer com que o público conheça o bicho, que segundo o Google, tem “oito espécies que enfrentam uma ameaça significativa de caçadores furtivos e contrabandistas”. China e Vietnã são os principais países que recebem o tráfico de pangolins – de acordo com reportagem da BBC, o quilo da carne no Vietnã chega a custar 250 dólares (cerca de 830 reais), enquanto produtos feitos com as escamas são vendidos a 1.500 dólares (quase 5.000 reais). De 2011 e 2013, entre 117.000 e 234.000 pangolins foram mortos, de acordo com relatório obtido pela Ong WWF.

Pangolim
O pangolim é o mamífero mais traficado do mundo (iStockphoto/Getty Images)

O animal é um mamífero que se alimenta de formigas e cupins (chega a comer 7 milhões delas em um ano) por meio de sua língua, semelhante a de um tamanduá. Sem nenhum dente na boca, o bicho tem pedras em seu estômago que o ajudam a triturar seu alimento. O pangolim tem hábitos noturnos e, quando em perigo, se enrola como uma bola para se proteger – as escamas, feitas de queratina, funcionam como uma “armadura”. Após a a época da reprodução, único período em que interagem uns com os outros, os pangolins carregam os filhotes nas caudas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.