Jabuti Acadêmico anuncia segunda edição do prêmio, com novidades
Criado em 2024, a premiação reconhece a excelência na produção intelectual do país

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou a segunda edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, consolidando-o como uma das principais premiações voltadas à produção acadêmica, científica, técnica e profissional no Brasil. Em sua estreia, o prêmio recebeu 1.953 inscrições, evidenciando o interesse do meio acadêmico. Apoiado por instituições de prestígio, como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), o prêmio tem como objetivo valorizar a excelência na produção intelectual do país, incentivando a disseminação do conhecimento em diversas áreas.
Quais serão as novidades?
Para 2025, a grande novidade é a inclusão da categoria Tradução no eixo de Prêmios Especiais, que, no ano passado, contava apenas com Ilustração e Divulgação Científica. A iniciativa visa reconhecer e valorizar obras traduzidas para o português, destacando a importância desse trabalho na difusão do conhecimento.
Outra novidade é a exigência de um número mínimo de inscrições para validação das categorias. A partir desta edição, cada categoria precisará de pelo menos 20 inscrições para ser considerada válida; caso contrário, será cancelada e o valor da inscrição devolvido. Segundo o curador do prêmio, o físico Marcelo Knobel, essa medida busca garantir maior equidade na disputa.
Além disso, obras que utilizarem inteligência artificial serão desclassificadas. Caso seja identificado o uso dessas tecnologias, o participante será imediatamente eliminado da competição.
Como participar?
As inscrições estão abertas até as 18h do dia 20 de março de 2025, pelo site oficial do prêmio. Podem concorrer obras inéditas, publicadas em primeira edição entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2024, desde que possuam ISBN e Ficha Catalográfica emitidos no Brasil.
VEJA MAIS: ‘A Lua ou Marte não são uma opção’, diz vencedor do Prêmio Jabuti Acadêmico
Outra novidade é que, esse ano, cada obra pode ser inscrita em apenas uma categoria, com exceção da categoria Ilustração, que permite participação simultânea em outras categorias do eixo principal. Os vencedores receberão a tradicional estatueta do Jabuti e um prêmio de R$ 5 mil. As editoras das obras premiadas também serão homenageadas com uma estatueta.
Quais categorias são contempladas pelo prêmio?
O Prêmio Jabuti Acadêmico 2025 está dividido em dois grandes eixos:
- Ciência e Cultura: composto por 27 categorias que abrangem diversas áreas do conhecimento, como Medicina, Direito, Psicologia, Artes, Ciências Humanas, Comunicação, Engenharias e outras.
- Prêmios Especiais: inclui as categorias Divulgação Científica, Ilustração e, agora, Tradução.
Além das categorias regulares, o prêmio também presta homenagens especiais. A categoria Personalidade Acadêmica reconhece um profissional de destaque no meio da pesquisa, enquanto o Livro Acadêmico Clássico celebra obras atemporais e influentes que marcaram gerações de estudantes. Para selecionar o livro, foi aberta uma consulta pública no dia 30 de janeiro, com duração de 30 dias, permitindo que os leitores indiquem obras de qualquer área do conhecimento que teve um lugar cativo na formação de estudantes de diferentes gerações. As indicações podem ser feitas por meio de um formulário.