Humanidade domina a Terra há muito mais tempo do que se imaginava
Segundo novo estudo, as estimativas anteriores estavam equivocadas em um milênio
De acordo com um artigo publicado no periódico científico Science no último dia 29, a espécie humana começou a alterar significativamente o planeta muito antes do que se pensava.
Segundo os levantamentos feitos pelos cientistas, o homem cultiva a terra, queima florestas e realiza a pastagem de gado há pelo menos três milênios, aproximadamente mil anos a mais do que a hipótese anterior estimava.
O trabalho tem como base uma pesquisa feita por cerca de 250 arqueólogos ao redor do mundo. Segundo os pesquisadores, os resultados do estudo estabelecem que o Antropoceno, período caracterizado pela dominância humana dos sistemas ecológico e climático do mundo, não começou há algumas centenas de anos, como é sugerido, e sim há milênios.
A importância de levantamentos do tipo está no fato de que, quanto mais soubermos sobre o passado da Terra, mais fácil ficará de prever o futuro do clima e do uso da terra no planeta, de acordo com os pesquisadores. Logo, dados empíricos podem ser extremamente valiosos para a nossa espécie.