Dez pessoas que fizeram diferença na ciência em 2024, segundo a revista Nature
Escolhas homenagearam esforços que vão de física e previsão climática a defesa da informação e promoção da paz

Anualmente, a Nature, um dos periódicos científicos mais influentes do mundo, seleciona as dez pessoas que mais moldaram o campo nos últimos 12 meses. Em 2024 não foi diferente e os editores da revista escolheram os personagens cujos trabalhos tiveram impacto real ao redor do mundo.
Ekkehard Peik
Em 2001, o grupo de pesquisa de Peik e Christian Tamm propôs a criação de um dispositivo que pudesse ser ainda mais preciso que os relógios atômicos. A ideia finalmente ganhou corpo neste ano, quando publicaram um artigo em que descrevem um relógio nuclear, que perde um segundo de exatidão a cada 40 bilhões de anos.

Kaitlin Kharas
Ainda durante o doutorado, a pesquisadora canadense foi uma das lideranças por trás de um longo movimento que pedia um aumento no salário dos pesquisadores no país. Em abril o projeto gerou resultado, culminando no maior aumento no pagamento de cientistas em 20 anos.

Li Chunlai
Em junho, a Chang’e-6, primeira sonda a pousar no lado oculto da Lua, retornou a Terra trazendo amostras do nosso satélite natural. Chunlai foi um dos pesquisadores que ajudou a decidir onde a nave pousaria e liderou as investigações dos regolitos, que continuam a revelar detalhes cruciais sobre a geologia do astro.
Leia mais: Sonda chinesa retorna da Lua com primeiras amostras do lado oculto

Anna Abalkina
A ciência sempre foi uma das principais vítimas da desinformação. Albakina passou ao menos 13 anos de sua vida se dedicando a luta contra esse fenômeno e, em 2024, descobriu que estava em uma lista de vigilância russa devido a esse trabalho. Hoje, embora cidadã das terras de Putin, ela está exilada em Berlin e continua sua luta contra plágio e artigos falsos.

Huji Xu
Reumatologistas sempre foram um dos principais profissionais a lidar com as consequências das doenças autoimunes. Incomodado com o sofrimento dos seus pacientes, Xu desenvolveu uma terapia celular revolucionária, utilizando celular imunes modificadas em laboratório, para reverter os sintomas que causam dor intensa e fraqueza em indivíduos acometidos.
Leia mais: Como terapia revolucionária para câncer pode ajudar pacientes com lúpus

Wendy Freedman
Hoje, é fato disseminado que o universo está se expandindo, mas a que taxa isso ocorre? Essa é uma pergunta que gera controvérsia, mas em uma publicação feita em agosto, a astrofísica Wendy Freedman e seu grupo de pesquisa trouxeram dados que abrem espaço para colocar um fim a essa discussão.

Muhammad Yunus
Por 60 anos, o economista testou uma diversidade de ideias para lutar contra a pobreza, o que o levou a ganhar um Nobel da Paz em 2006. Em agosto, após semanas de protestos contra um governo autocrático, Yunus foi nomeado para chefiar o novo governo interino de Bangladesh, um demanda dos estudantes que estavam por trás dos protestos.
Leia mais: Nobel da Paz, Muhammad Yunus toma posse como líder interino de Bangladesh

Placide Mbala
No início do ano, milhares foram mortos por um surto de mpox na África Central. O epidemiologista e seu time de pesquisadores foram os primeiros a avisar o mundo sobre essa erupção de casos e a analisar o genoma da nova cepa, levantando atenção de oficiais de saúde ao redor do mundo.
Leia mais: Mpox continua como emergência de saúde global, decide OMS

Cordelia Bähr
Há muito o mundo sabe sobre os riscos do aquecimento global, mas os esforços de oficiais estão muito aquém do necessário para combater seus efeitos de maneira eficiente. Desde 2015, a advogada Cordelia Bähr lidera um movimento feminino contra o governo suíço pela falta de políticas que, em abril, chegou ao fim com uma decisão histórica da Corte Europeia de Diretos Humanos.

Rémi Lam
A previsão climática sempre foi um desafio para a ciência, apesar do longo histórico de pesquisas. Em São Francisco, junto de outros pesquisadores do Google Deeping, Lam lidera um time que tenta lançar mão de inteligência artificial e aprendizado de máquinas para aprimorar esses sistemas.
