Descubra quais são as rotas aéreas mais turbulentas do mundo
Ranking aponta regiões mais afetadas por turbulências com base na análise de milhares de voos

Um dos principais motivos da ansiedade sentida por pessoas ao sentar no assento de um avião, a turbulência é um fenômeno natural que acontece em praticamente todo lugar. Mas um ranking que acaba de ser divulgado aponta as 10 rotas aéreas com turbulências mais proeminentes.
Em primeiro lugar está o trecho de 196 quilômetros entre Mendoza, na Argentina, e Santiago, no Chile. O trecho de 660 quilômetros entre Córdoba, na Argentina, e Santiago e outro, de 940 quilômetros, entre Mendoza e Salta, ambas cidades argentinas, completam o Top 3.
O ranking, divulgado anualmente pela empresa de previsão de turbulências Turbli, analisa cerca de 10.000 rotas que conectam os 550 maiores aeroportos do mundo. Depois, essas rotas são classificadas usando o arquivo de previsão a partir dos registros de turbulências disponíveis ao longo do ano.
Turbulências são redemoinhos caóticos de ar. Esse ar turbulento acontece em qualquer lugar, mas montanhas, correntes de jato e tempestades são as principais causadores das turbulências sentidas a bordo de um avião.
É por isso que regiões montanhosas, como a Cordilheira dos Andes, na América do Sul, e o Himalaia, na Ásia, são conhecidas como regiões turbulentas.
Além disso, por conta das mudanças climáticas, o ano de 2024 foi o mais quente já registrado. E especialistas apontam a relação direta entre as temperaturas mais altas e o crescimento de eventos extremos, incluindo a turbulência em céu limpo, que pode ser severa e acontecer de forma repentina. Mesmo assim, as mudanças não significam que viajar de avião será menos seguro.
Confira as 10 rotas mais turbulentas segundo o Turbli:
1 – Mendoza (MDZ) – Santiago (SCL)
2 – Cordoba (COR) – Santiago (SCL)
3 – Mendoza (MDZ) – Salta (SLA)
4 – Mendoza (MDZ) – San Carlos de Bariloche (BRC)
5 – Kathmandu (KTM) – Lhasa (LXA)
6 – Chengdu (CTU) – Lhasa (LXA)
7 – Santa Cruz (VVI) – Santiago (SCL)
8 – Kathmandu (KTM) – Paro (PBH)
9 – Chengdu (CTU) – Xining (XNN)
10 – San Carlos de Bariloche (BRC) – Santiago (SCL)