Como sommelier de maconha virou a profissão do momento
O profissional, chamado de ganjier, é especialista no assunto, e ajuda o cliente a escolher o produto mais adequado
Atualmente, dezoito dos cinquenta estados dos Estados Unidos permitem o uso recreacional da maconha, fazendo com que o comércio acerca da planta cresça muito nessas regiões. Uma das mais recentes consequências desse processo é o surgimento da profissão de ganjier, sommelier de maconha que, após treinamento, é certificado a ajudar a guiar o consumidor na compra da cannabis.
Foi criado até mesmo um grupo desses sommeliers, o chamado Ganjier Council, que concede certificações ligadas à educação acerca da cannabis por meio de um curso que custa três mil dólares. O grupo abrange cientistas, cultivadores e comerciantes da planta. O papel desempenhado pelo ganjier não é diferente daquele desempenhado por sommeliers clássicos de vinho, por exemplo.
O curso inicial envolve 31 aulas online que vão desde história até avaliação da cannabis. Além disso, existe um programa presencial realizado na Califórnia, em que o profissional aprende como ajudar o consumidor da melhor maneira possível.
Assim, clientes em dúvida sobre que tipo, quantidade e formato de produto canábico comprar podem receber uma orientação precisa sobre qual produto escolher. Ao que tudo indica, o mercado da maconha está se alastrando pelos Estados Unidos, e pode não demorar muito para que vejamos ganjiers de diversos outros países.